INFRAESTRUTURA

Prefeitura de Manaus atinge a marca de 2,5 milhões de metros quadrados em licenciamento de Habite-se na capital

Com mais 417.163,94 metros quadrados em licenciamento de Habite-se de janeiro a junho de 2023, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), chega à marca de mais de 2,5 milhões metros quadrados em certidões emitidas na capital, durante a gestão do prefeito David Almeida. São exatos 2.548.087,25 metros quadrados no acumulado entre janeiro de 2021 e junho de 2023.

No semestre, o Implurb teve incremento de 6% comparando o mesmo período de 2022, quando o órgão licenciou 393.849,27 metros quadrados do documento. No mês de junho, foram mais 61.523,95 metros quadrados de área regularizada com Habite-se.

No acumulado do ano, foram expedidas 438 certidões de Habite-se, uma alta de 30% comparando com o período de 2022, quando foram emitidos 336 documentos. Em toda a gestão do prefeito David Almeida já foram emitidas 1.705 certidões. Em junho ocorreu incremento de 14%, com mais 74 documentos expedidos, contra 63 do ano anterior.

“Nossa meta é ser uma das oito melhores cidades para se fazer negócios no Brasil. E também buscamos a melhoria da qualidade de vida da população, o que se reflete em construções regularizadas e que atendem a segurança de seus moradores, proprietários e empreendedores. Os números alcançados são ainda resultado de uma equipe valorosa e dedicada”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Documento

O Habite-se é o último laudo expedido pela Prefeitura de Manaus para qualquer construção nova que autoriza o seu uso e a ocupação. O documento comprova que o imóvel seguiu todas as exigências legais para ser construído e está de acordo com o projeto inicial da obra.

Regularização e Habite-se são utilizados para obras já construídas sem licença e aprovação, mas que podem ser regularizadas posteriormente, dentro dos mesmos critérios e parâmetros estabelecidos pelo Plano Diretor de Manaus.

A certidão de Habite-se é um documento legal, conforme o artigo 33, da Lei 673/02, referente ao Código de Obras do Município, uma das leis do Plano Diretor de Manaus. O documento atesta que o imóvel foi construído de acordo com o projeto aprovado e licenciado, seguindo-se as exigências estabelecidas pela legislação urbana em vigor.

Com o Habite-se, o proprietário tem a garantia de que a construção seguiu corretamente o que estava previsto no projeto aprovado e licenciado, respeitando os parâmetros legais da legislação e normas técnicas, atendendo a aspectos relacionados ao meio ambiente, prevenção de combate a incêndio, esgotamento sanitário, segurança, ocupação do lote, área construída, integridade física e estrutural, entre outros itens.

A lista com os documentos necessários para dar entrada em projetos e licenças junto ao Implurb pode ser acessada no site do órgão.

Sem o Habite-se, a averbação do imóvel, ou seja, a matrícula do imóvel no cartório não poderá ser emitida e isso impacta diretamente no caso de futuras transações de compra e venda, já que apenas o valor do terreno será considerado, excluindo-se a construção.

A maior parte dos bancos não aceita financiar imóveis que não estejam com toda documentação em dia, isso dificulta processos de compra e venda; e a ausência do Habite-se também contribui com a desvalorização do imóvel, fazendo com que ele seja vendido abaixo do valor de mercado.

Fonte: Implurb

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeito David Almeida destaca investimentos no transporte coletivo de Manaus durante evento de mobilidade urbana

Paulo Apurina

Prefeitura recupera 15 metros de rede de drenagem na avenida Torquato Tapajós

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus implanta 42 pontos de paradas de ônibus na zona Leste

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights