CULTURA

Prefeitura de Manaus e Correios lançam selo comemorativo em homenagem ao mercado municipal Adolpho Lisboa

Como resultado da parceria entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), e os Correios, foi realizado, na manhã desta segunda-feira, 4/12, o lançamento do Selo Comemorativo Mercados Centrais do Brasil em homenagem ao mercado municipal Adolpho Lisboa. A cerimônia de obliteração, que oficializa o lançamento, ocorreu no auditório da Casa Militar, na avenida Compensa, bairro Vila da Prata, zona Oeste, e teve a participação do Clube Filatélico do Amazonas.

Representando a Semad, o subsecretário de Gestão de Processos, Márcio Rys Meirelles, que coleciona selos há 44 anos, lembrou dos lançamentos de selos com homenagens ao Estado do Amazonas, entre eles o do centenário do Teatro Amazonas e da Arena da Amazônia.

“Os Correios têm essa missão de disseminar a cultura de um país tão grande como é o nosso. Esse é um exemplo, por meio de um selo, divulgar o mercado Adolpho Lisboa, que é uma referência para quem vive em Manaus”, destacou.

O superintendente dos Correios no Amazonas, Marco Terêncio Sampaio, falou da importância do mercado para a cultura do Estado. “Entre os cinco mercados tradicionais do Brasil, escolhidos para essa série, o Adolpho Lisboa é o único tombado pelo patrimônio histórico, dadas as suas características. Representa Manaus e deixou de ser apenas um local de compra e venda. É um local de conexão, interação, sociabilização, onde as pessoas vão para visitar, para adquirir cultura”, ressaltou.   

Ao todo, foram impressos 150 mil selos, sendo 30 mil para cada uma das cidades contempladas. Cada um custa R$ 2,45 e pode ser adquirido nas 17 agências dos Correios existentes na cidade, ou na loja virtual, pelo endereço https://www.correios.com.br.  

O presidente do Clube Filatélico do Amazonas, Adriel França, contou que a instituição existe desde 1969, tendo reunido nomes de destaque na história do Estado como Mário Ypiranga Monteiro. “O Brasil foi o segundo país do mundo a produzir um selo postal, que foram os denominados ‘olho de boi’, cuja emissão representa um marco no sistema postal brasileiro”, disse.   

Os selos

A série é composta por cinco selos, destacando os principais mercados de cada uma das regiões brasileiras. Além do Adolpho Lisboa, tombado pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foram contemplados os mercados das cidades de Florianópolis (Sul), Goiânia (Centro-Oeste), Fortaleza (Nordeste) e Belo Horizonte (Sudeste).

Com ilustração da artista Lídia Marina Hurovich de Barros Neiva, as peças trazem a ilustração da fachada do mercado e um elemento característico de cada um, localizado na porção superior esquerda do selo. Representando a região norte, o mercado Adolpho Lisboa e o desenho de uma rede de descanso.

Na região Centro-Oeste, o mercado central de Goiânia foi retratado juntamente com o desenho do empadão goiano. O mercado central de Fortaleza e suas famosas rendas foram escolhidos para representar a região Nordeste. Para a região Sul, o pastel de berbigão (uma espécie de molusco, comum naquela região) acompanhando a fachada do mercado central de Florianópolis. E, finalizando, a região Sudeste traz o mercado central de Belo Horizonte e um pote de doce de leite. As técnicas usadas foram aquarela, nanquim e computação gráfica.

Fonte: Semad

Foto: Divulgação

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