INFRAESTRUTURA

Prefeitura de Manaus e Iphan-AM têm reuniões semanais para reforma e manutenção de igrejas históricas na capital

A revitalização de três igrejas históricas tem sido pauta do acordo de cooperação técnica entre Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas, entre diretores, arquitetos e engenheiros dos dois órgãos.

Em nova rodada de encontro realizado na sede do Iphan-AM, na travessa Vivaldo Lima, 13, Centro, zona Sul, foram tratados detalhes de vistorias para elaboração de projeto arquitetônico prevendo reforma das igrejas de grande valor para a cidade. Nesta terça-feira, 15/8, foi montado todo o cronograma de serviços levantados para as três edificações.

As igrejas são a Nossa Senhora da Conceição, a Catedral Metropolitana, a São Sebastião e a Nossa Senhora dos Remédios, para as quais a Arquidiocese de Manaus recebeu uma emenda parlamentar no valor de R$ 10 milhões. O Implurb atua dando suporte para desenvolver os projetos arquitetônicos, que visam a recuperação e revitalização dos bens, e o Iphan-AM fará os editais e a licitação para as obras.

“Estamos fechando o cronograma da execução dos serviços, no caso, os projetos, e de todo material para que possa ser feita a licitação. Alguns detalhes mais específicos envolvem tratativas entre Iphan e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e suas áreas de patrimônio histórico, referente a questões de restauro. É um trabalho a três mãos, incluindo ainda as igrejas, que necessita de um alinhamento e toda semana estaremos reunidos para fazer o acompanhamento, devido ao curto prazo para execução do serviço”, explicou o diretor de Planejamento Urbano do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Conforme o coordenador técnico do instituto federal, também arquiteto e urbanista Rafael Azevedo, as reuniões integradas reforçam o compromisso com a elaboração dos projetos e de toda a produção de documentação técnica para a futura licitação das obras.

“Semanalmente, teremos essas reuniões, esses encontros, para verificar o andamento e, principalmente, apontar as prioridades dentro das próprias intervenções, especialmente na parte de segurança, serviços para reforma de cobertura, fachadas, a parte elétrica e de combate a incêndio. São esses os elementos prioritários”, comentou.

Fonte: Implurb

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

TCE-AM reforça papel orientativo e lança nota técnica sobre saneamento básico no AM

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus trabalha na estrutura dos 30 pilares de sustentação da feira da Panair

Jamil Maciel

Prefeito David Almeida vistoria diferentes frentes de obras de infraestrutura na capital

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights