EDUCAÇÃO

Prefeitura de Manaus e Ufam promovem o 2º Simpósio de Socioeducação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), promoveu, nesta terça-feira, 9/8, a abertura da segunda edição do Simpósio de Socioeducação, com o tema “Intervenções, práticas sociais e desafios pós-pandemia”. O evento, que terá dois dias de duração, foi realizado no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais da Ufam (FES/Ufam), no setor Norte, no bairro Coroado I, zona Leste.

O objetivo é promover uma aproximação acadêmica com a prática social das instituições que atuam com as políticas socioeducativas, e facilitar espaços para debate crítico e construção coletiva de soluções em favor do aprimoramento da política de socioeducação no Amazonas.

“Serão dois dias de discussão voltados para o atendimento desses adolescentes em nossos equipamentos. Temos trabalhado muito a questão da criança e do adolescente em nossos Centros de Referência Especializada de Assistência Social e o simpósio é de suma importância para que possamos discutir, de forma coletiva, maneiras de evoluir e aprimorar o atendimento a esse público”, explicou a diretora de Área de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Semasc, Lorena Barreto.

Uma das coordenadoras do evento, a professora Maria Nilvane Fernandes destacou que, além de levantar discussões dentro das pesquisas já realizadas pela Ufam, o evento também busca, na prática, elaborar estratégias de parceria com os órgãos que trabalham com os sistemas de Justiça, prisional, instituições de acolhimento e, especialmente, o sistema socioeducativo.

“A ideia é que possamos articular as discussões no âmbito acadêmico, repensar as atividades realizadas nessas instituições e abrir espaço para que os acadêmicos se insiram nesses locais”, destacou a professora.

“Com a promoção de processos de educação, de capacitação e treinamento ao longo dos últimos quatro anos, por exemplo, temos conseguido propiciar uma vida melhor a esses jovens custodiados e reinseri-los na sociedade de maneira mais agradável”, ressaltou o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel Paulo César Gomes.

O titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas, o juiz Luiz Cláudio Chaves, ressaltou a importância do debate e de uma integração das redes não apenas como “uma conquista do sistema socioeducativo”, mas como um fator de extrema importância para a segurança pública do Estado.

“Além de sanarmos uma incompreensão muito grande da sociedade no que diz respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente, principalmente na área infracional, podemos até, a partir daqui, avaliar práticas que atendam à demanda da sociedade por segurança, uma vez que quando o jovem sai do caminho da criminalidade, isso também contribui com a segurança pública”, finalizou.

O simpósio é direcionado a acadêmicos, docentes e profissionais do sistema socioeducativo do Amazonas, e conta, na comissão organizadora, com órgãos da rede de atendimento de adolescentes em conflito com a lei como o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM); a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), dentre outros parceiros. A programação do evento continuará na quarta-feira, 10/8, com a realização de mesas de discussão e oficinas.

Fonte: Semasc

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeito de Manaus David Almeida reinaugura escola municipal no bairro Alvorada 3

Jamil Maciel

Projeto ‘Viajando na Leitura’ promove formação para professoras da rede estadual

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus convoca candidatos selecionados para Programa de Assistentes Voluntários de Alfabetização

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights