Segurança e ordenamento foram os focos de uma operação de fiscalização realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), nesta quarta-feira, 16/2, voltada aos micro-ônibus executivos e mototáxis que circulam na avenida Epaminondas, Centro.
Fiscais de transporte, agentes de trânsito e servidores do setor de Vistoria do IMMU, abordaram 68 veículos, o que resultou em uma autuação por pneus carecas e duas motocicletas removidas por estarem fazendo transporte irregular de passageiros.
Durante a fiscalização, os servidores verificaram a documentação dos veículos de transporte, as condições físicas e de segurança dos micro-ônibus e outros modais sob responsabilidade do IMMU, além disso, na ocasião, foram retiradas calotas de pneus de uso irregular no transporte público.
O diretor de Transporte do IMMU, Edinaldo Castro, explicou que as operações de fiscalização serão estendidas a outras zonas da cidade e visam melhorar os serviços de transporte à população.
“Estaremos presentes em todas as zonas da cidade e os nossos objetivos envolvem verificar a documentação, saber se o motorista está habilitado, analisar o estado físico dos veículos incluindo os pneus. Não iremos sossegar até termos um transporte mais digno, mais decente e mais eficiente na cidade de Manaus. Este é o intuito da Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Mobilidade Urbana”, explicou Edinaldo.
O motorista de transporte executivo, Waldomiro Nonato Loureiro, 57 anos, elogiou a fiscalização. “As ações realizadas pela prefeitura ajudam na organização do sistema e todos saem ganhando, tanto os usuários de transporte quanto os motoristas e cobradores que atuam nos micro-ônibus executivos”, afirmou.
Para o mototaxista Fernando Rebelo, 53 anos, a operação é positiva ao tirar de circulação as motos que fazem transporte “pirata” (sem autorização do órgão público).
“É muito bom para os mototáxis regulares, porque a gente faz cursos, cumpre todas as normas, paga todas as taxas necessárias. Além disso, para os passageiros é muito mais seguro usar os serviços de mototáxis regularizados”, frisou.
Fonte: IMMU
Foto: Arnoudo Andrade