CULTURA

Prefeitura de Manaus fortalece cultura popular com a #Toadas na Ponta Negra

A praia da Ponta Negra por muito tempo foi palco para uma das festas populares mais antigas do Amazonas, as toadas de boi-bumbá. Este ano, a Prefeitura de Manaus trouxe esse resgate cultural e lançou a #Toadas, a qual recebeu neste domingo, 9/7, na casa de praia Zezinho Corrêa, na Ponta Negra, zona Oeste, a festa do bicampeão do Festival de Parintins 2023, com o boi-bumbá Caprichoso.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Osvaldo Cardoso, destacou que a Prefeitura de Manaus não tem medido esforços para incentivar a cultura, a arte, o turismo e a tradição e que o resgate cultural é fundamental para o fortalecimento da sociedade amazonense.

“A Ponta Negra era o ‘point’ antes desse tipo de evento e a Prefeitura de Manaus tem resgatado essa tradição e hoje o prefeito David Almeida quis trazer Parintins aqui para a Ponta Negra, para que as pessoas possam sentir essa emoção aqui, num dos maiores cartões-postais da nossa cidade. Resgatar a cultura é fortalecer aquilo que temos muito forte e que é só nosso: o boi-bumbá”, pontuou.

Para o vice-presidente do Caprichoso, Karu Carvalho, a prefeitura está fazendo um trabalho grandioso trazendo a festa para a casa de praia.

“Eu quero agradecer o prefeito David Almeida e o presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, pelo apoio. Trazer a festa da vitória para a Ponta Negra é novidade, e tenho certeza de que o público está gostando muito e aprovou”, disse Carvalho, aproveitando para indicar que a festa entre no calendário da cidade.

Aprovação do público

A estudante Gabrielly Lima, 20 anos, moradora do bairro Nova Cidade, zona Norte, disse ter adorado a festa.

“Sou apaixonada pelo Caprichoso e poder comemorar a festa da vitória na Ponta Negra é emocionante. A prefeitura está de parabéns e já estou ansiosa pelo Boi Manaus”, comentou a estudante.

Já o autônomo Pedro Henrique, 42 anos, lembrou do tempo em que eram realizadas as toadas na Ponta Negra.

“Eu e meus amigos vínhamos para a Ponta Negra prestigiar as toadas, era uma febre e depois acabou. Esse resgate é muito importante, faz com que mais pessoas conheçam e se apaixonem por nossa cultura”, pontuou.

Fonte: Manauscult

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Casa do TCE’

Paulo Apurina

Espaços culturais do Estado têm horário de funcionamento diferenciado em janeiro

Paulo Apurina

FALTA APENAS UM VOTO PARA QUE OS ÍNDIOS DO BRASIL VENÇAM OS INAVSORES DE SUAS TERRAS: Toffoli vota contra marco temporal de terras indígenas

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights