AMAZONAS MANAUS MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Manaus implanta pomar e canteiro de plantas medicinais no Saica da zona Leste

O Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), localizado no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, agora conta com pomar e canteiro de plantas medicinais, implantados, nesta quarta-feira, 2/7, pela Prefeitura de Manaus. As crianças e adolescentes atendidos no local participaram do plantio e da ação de educação ambiental realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima).

“A gestão do prefeito David Almeida prioriza a qualidade de vida das pessoas. Estas crianças e adolescentes que plantaram hoje irão diariamente cuidar do canteiro e do pomar, estando em contato com a natureza, usufruindo das plantas medicinais e futuramente das frutas. Queremos que elas cresçam como verdadeiros cidadãos, que cuidam do meio ambiente”, afirma o secretário da Semmasclima, Fransuá Matos.

>> Siga o canal do AM PIX no WhatsApp

>> Siga a página do AM PIX no Facebook

O Saica tem objetivo de acolher e garantir proteção integral ao público infanto-juvenil em situação de risco pessoal e social e de abandono. Na unidade da zona Leste, são atendidas 48 crianças e adolescentes, que participaram do plantio de 170 mudas frutíferas, de espécies como acerola, araçá-boi, açaí, bacaba, patauá, e palmeira-areca. No canteiro de medicinais, foram plantadas 224 mudas de 14 espécies, como sara-tudo, capim-santo, cidreira, boldo e terramicina.

A diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Juliana Diz, explicou que a implantação da horta e do pomar é também um instrumento que reforça a qualidade alimentar, além de outros benefícios. “Com plantio e a semeadura, a educação ambiental e a importância da alimentação saudável são trabalhadas com estas crianças e adolescentes. É mais um instrumento para reforçar a rede de política de segurança alimentar”, enfatizou.

Na ocasião, houve a ação de educação ambiental sobre a preservação de espécies, como o sauim-de-coleira e a importância da proteção das áreas de cobertura vegetal, para a biodiversidade e qualidade de vida das pessoas. A população do entorno do Saica recebeu doação de mudas frutíferas, ornamentais e medicinais durante a ação itinerante e semanal da Prefeitura de Manaus.

A professora e coordenadora do Saica, Francilucia Cavalcante, destaca este instrumento como estratégia na educação das crianças. “Cuidar do pomar e do canteiro será uma terapia para elas. Pela manhã, eles cuidarão das plantas, regando-as. Futuramente, poderão comer as frutas do pomar. De repente, muitos sairão daqui querendo ser futuros agrônomos”, pontuou.

Pomar urbano

A Prefeitura de Manaus realiza o mapeamento de vazios urbanos – áreas que podem receber plantio de espécies frutíferas e florestais, oferecendo serviços ambientais para a população, como frutas, sombreamento, melhora da sensação de calor e beleza natural, além de servir de alimento para a fauna, preservando espécies como o sauim-de-coleira e pássaros.

Neste ano, pontos onde antes eram locais de descarte irregular de resíduos foram limpos e transformados em pomares urbanos, como nos bairros Mauazinho e Monte das Oliveiras, na zona Norte. Outro pomar feito pela prefeitura foi implantado na clínica da família Carlson Gracie, na avenida Curaçao, no Nova Cidade. No local, o canteiro de plantas medicinais e hortaliças foi revitalizado, permitindo que o público atendido pela unidade de saúde e servidores o utilizem nas terapias realizadas pela equipe multidisciplinar.

A Prefeitura de Manaus também está plantando em escolas públicas municipais. Neste ano, uma horta com acessibilidade e pomar foram implantados no Centro Municipal de Educação Especial (Cmee) André Vidal de Araújo, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. Árvores frutíferas foram plantadas na escola municipal Arthur Cezar Ferreira Reis, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, além de outras unidades.

— — —

Texto e fotos – Taianna Castro/Semmasclima 

Postagens relacionadas

Com mais de 66 mil doses aplicadas, campanha de imunização é retomada nos shopping centers de Manaus

amazonaspix@gmail.com

Em nota Prefeitura de Manaus informa que ‘não desativou’ serviços de laboratorio da Semsa

Paulo Apurina

Workshop de samba com Mayara Lima, rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights