AMAZONAS MANAUS

Prefeitura de Manaus inaugura maior usina de energia solar da região Norte do país

Manaus ganhou, nesta quinta-feira, 2/2, a maior usina de energia fotovoltaica (energia solar) da região Norte do Brasil, na modalidade de Geração Distribuída. A estrutura foi inaugurada pela comitiva de secretários da Prefeitura de Manaus e pela diretoria da concessionária Águas de Manaus. A unidade vai gerar 3,7 GWh por ano.

Este volume de energia limpa reduz a emissão de 2,6 toneladas métricas de carbono (CO2). O número se iguala ao volume de carbono produzido por 560 automóveis em um ano e tem um efeito semelhante ao de um plantio de 43 mil árvores nativas.

“Apoiamos a iniciativa da concessionária que torna Manaus uma cidade referência em sustentabilidade. Parabenizo pelo avanço, pela ousadia e pelo compromisso que demonstra a empresa de água e esgoto com o meio ambiente, com a qualidade de vida”, destacou o secretário municipal de Administração, Ebenezer Bezerra, que representou o prefeito David Almeida na solenidade.

A energia fotovoltaica é limpa e renovável, já que é produzida totalmente a partir da luz solar. Além disso, é uma opção silenciosa, resistente e que traz baixo impacto ambiental nos locais onde é instalada. A maior usina solar da região Norte ocupa uma área de 20 mil metros quadrados na BR-174, no ramal da Fazenda da Esperança, e possui 2,55 MWp de potência instalada. Oito inversores e 4.960 placas solares formam o complexo energético. 

“Com esse empreendimento, existe um ganho econômico indiscutível para a empresa, mas nós temos também um ganho ambiental importantíssimo. A gestão David Almeida apoia essa iniciativa, a Semmas está inserida nesse processo e nós só temos que parabenizar a todos”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Stroski.

Para o diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Andrade, a alternativa encontrada pela concessionária para suprir a necessidade energética de suas unidades operacionais está inserida na segunda maior matriz energética do país que é a energia fotovoltaica. “Esse investimento é importante porque é uma energia renovável, energia limpa que não polui, ajuda o meio ambiente e nós da gestão David Almeida vamos continuar apoiando essas iniciativas”, afirmou.

Parceria

A usina é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, a concessionária Águas de Manaus, a Brasol, empresa do grupo Siemens e a Expertise Energia.

Inicialmente, o complexo de energia limpa irá atender 55 unidades operacionais do serviço de água na capital amazonense. A Ageman e a Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água) vão acompanhar a operação.

“Estamos investindo em ações sustentáveis na maior cidade da Amazônia. É um motivo de muito orgulho integrar essa parceria. Esperamos que isso incentive outros atores a adotar o compromisso de reduzir a emissões poluentes na atmosfera”, destacou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.

O grupo Aegea, do qual a Águas de Manaus faz parte, assumiu no ano passado uma meta de reduzir 15% do consumo específico de energia, medido em kWh/m³, até 2030, em uma operação inédita para empresas de saneamento no Brasil.

Além da diretoria e colaboradores da empresa Águas de Manaus, participaram da solenidade também o superintendente da UGPM-Água, Arone Bentes, o presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica da Prefeitura, Arnaldo Grijó, e o subsecretário de Gestão de Pessoas da Semad, Fábio Alho.

Energia fotovoltaica

Mas, afinal, o que é energia fotovoltaica? Ela é uma fonte de energia renovável e limpa que utiliza a luz solar para gerar eletricidade, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar, maior será também a quantidade de eletricidade produzida. O sistema de captação não causa impactos ambientais na natureza e tem uma vida útil de alta durabilidade. A tecnologia é uma das mais avançadas no quesito de fontes renováveis de energia.

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus recupera drenagem profunda no conjunto Petros

Vilhena

Governo do Amazonas atende produtores indígenas de São Gabriel da Cachoeira com regularização de documentos

Paulo Apurina

Parlamento estadual celebra os 92 anos do reconhecimento do voto feminino no Brasil

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights