AMAZONAS INFRAESTRUTURA MANAUS MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Manaus inicia instalação de placas de alerta em áreas de risco alto e muito alto na capital

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), deu início, na quarta-feira, 7/5, à instalação de placas de alerta em áreas classificadas como R3 e R4, ou seja, de risco alto e muito alto para deslizamentos e alagamentos. A ação faz parte da política de prevenção e redução de desastres desenvolvida pela gestão municipal, com o objetivo de proteger vidas e garantir mais segurança às comunidades vulneráveis durante o período chuvoso.

A iniciativa teve início pelas zonas Centro-Oeste e Norte da capital, contemplando os bairros Redenção e Cidade Nova. Ao todo, 15 placas de sinalização serão instaladas nesta primeira etapa. Somente nesta quarta-feira, sete foram afixadas, sendo cinco no Cidade Nova, nas ruas Conde, da Benção (comunidade Fazendinha), Ladário (comunidade Fazendinha), P (travessa Lorena) e Itaberaba, e duas no Redenção, nas ruas Bispo de Hebrom e Macapá.

O trabalho foi desenvolvido com base nos mapeamentos realizados em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), órgão que contribui tecnicamente com o diagnóstico das áreas de risco em Manaus. A previsão é que até o final da operação sejam instaladas 100 placas em diferentes localidades da cidade.

“Essa sinalização é uma importante ferramenta de conscientização. Ela orienta os moradores sobre os riscos do local em que vivem e reforça a necessidade de buscar abrigo seguro durante fortes chuvas. A prefeitura tem atuado de forma preventiva e nosso papel enquanto Defesa Civil é, justamente esse, antecipar e evitar acidentes”, destacou o secretário executivo da Defesa Civil de Manaus, Agnelo Batista de Lima Júnior.

A população que reside em áreas de risco deve redobrar a atenção nos períodos de chuva intensa e, ao identificar qualquer situação de emergência, pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou no número alternativo (92) 98802-3547.

— — —

Texto – Laís Fernandes/Semseg 

Fotos – Divulgação/Semseg

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus prorroga prazo para habilitação de OSCs em edital até dia 16 de fevereiro

Jamil Maciel

Prefeito David Almeida fiscaliza obras de recuperação de trecho interditado na avenida 7 de Setembro

Vilhena

Secretaria de Educação convoca 255 professores aprovados no PSS

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights