AMAZONAS EDUCAÇÃO

Prefeitura de Manaus lança portal do Fundeb para dar transparência à destinação do recurso federal

Para dar transparência às informações referentes ao recurso federal destinado à rede municipal de ensino, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou nesta quinta-feira, 14/10, o portal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) – https://bit.ly/3aDCXWx. O evento aconteceu no auditório do Executivo municipal, no bairro da Compensa, zona Oeste.

No portal, a sociedade terá acesso às receitas, despesas, aplicação do recurso por percentual, demonstrativos financeiros mensais e ainda ao valor da remuneração dos profissionais da educação do município de Manaus, por meio de gráficos autoexplicativos e outras despesas pagas com o recurso, conforme a lei nº 14.113/2020, que regulamenta o fundo.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, participou do lançamento e falou da importância em manter transparência com o dinheiro público e que o rigor da fiscalização deve ser mantido pela sociedade.

“Somos responsáveis pela aplicação dos recursos e a sociedade representada por órgãos de controle externo, interno ou pela própria sociedade civil representam o rigor da fiscalização, e eu respeito muito essa situação, tanto que muitas vezes sou confundido como uma pessoa ranzinza que não quer gastar dinheiro, mas não é isso. Precisamos ter muito cuidado com a despesa pública e aplicação dos recursos, precisamos ter cuidado para fazer o melhor investimento, para tirar daí o melhor para a educação na nossa cidade”, comentou Pauderney.

Para o titular da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, a criação do portal é um momento histórico para o setor público.

“Esse não é um simples portal de transparência, é algo inédito criado por uma secretaria. O serviço público é feito para servir os nossos patrões, que é a sociedade, o contribuinte que exerce esse papel, que paga impostos, que permite gerar recursos para que a gente possa investir na educação do município. Esse vai facilitar e fazer com que o povo tenha conhecimento do que é investido na educação pública de Manaus”, comentou o secretário.

O portal foi criado, também, por recomendação 59ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Educação (Prodhed), do Ministério Público do Estado (MPE-AM), e em conformidade com a lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), que orienta todos os órgãos públicos a dar transparência ao seus despesas e receitas. 

Membros do MPE-AM também participaram do evento e falaram da importância em ter uma ferramenta prática de fiscalização.

“Nós como promotores queremos sempre que os alunos tenham uma educação de qualidade. Hoje é um momento de comemoração, já que esse trabalho está sendo desenvolvido há algum tempo e na primeira apresentação do portal já ficamos muito satisfeitos com o que vimos. Nós do Ministério Público defendemos a sociedade, então esse portal será usado para o benefício da educação do município, onde sempre temos respostas positivas em entender a lei da melhor forma possível e, por isso, nós parabenizamos os criadores do portal”, destacou a promotora em Defesa do Direito em Educação, Renata Cintrão.

Conselheiros

Durante o evento tomaram posse 30 conselheiros do Fundeb, sendo 15 titulares e 15 suplentes. Os conselheiros têm a responsabilidade de fiscalizar e acompanhar os recursos do Fundeb investidos na rede municipal de ensino de Manaus.

“Nosso trabalho é acompanhar as verbas do fundo e quanto mais transparência e fiscalização dos recursos que partem do poder público em prol da população, melhor. Nós atuamos nesse sentido, com uma formação democrática”, disse o conselheiro Ítalo Mendes.

— — —

Texto – Erica Marinho / Semed

Fotos – Mário Oliveira / Fundo Manaus Solidária

Postagens relacionadas

Prefeito David Almeida agradece governador Wilson Lima por parcerias para investimentos em Manaus

Paulo Apurina

Procurador da Aleam vai ministrar oficina ‘Competências Constitucionais’ no Feclam

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus garante gratuidade da tarifa de ônibus no primeiro turno das eleições 2024 e plano especial de trânsito na capital

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights