EDUCAÇÃO ESPORTE

Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Aprender Lutando’ nas escolas municipais

Melhorar os níveis de aprendizado dos estudantes e o desempenho nas avaliações. Com esse objetivo, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou, nesta quinta-feira, 11/5, o projeto educacional “Aprender Lutando”, que vai atender aproximadamente mil alunos de 15 escolas da rede municipal de ensino, sob a coordenação do Departamento de Gestão Educacional (Dege). O evento foi realizado no auditório da pasta, na avenida Maceió, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

A secretária de Educação, Dulce Almeida, reforçou a importância do esporte no processo de ensino e na formação dos jovens. “Esse é um projeto que emociona. O prefeito de Manaus, David Almeida, quer isso das secretarias, que sejam mais humanizadas, e trabalhem o respeito e é isso que nós, da Semed, procuramos fazer e, dentro da Educação, nós podemos realizar várias atividades como essas. Agradeço muito o apoio dos professores que incentivam os alunos a praticar esportes e, assim, ‘fugir’ de vários caminhos errados. Educação e Esporte sempre andarão juntos”, afirmou Dulce.

O projeto vai atender crianças e adolescentes, do ensino fundamental 1 e 2, educação especial e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que apresentam dificuldades pedagógicas ou comportamentais, como agressividade, dificuldade de aprendizagem, desinteresse, apatia, entre outras.

“Com as artes marciais, eles podem encontrar um ponto de equilíbrio, buscar ajuda e controlar a ansiedade. A gente usa a luta como uma estratégia educacional e emocional para desenvolver nos alunos um aspecto cognitivo e social”, disse o coordenador do projeto, Ronnie Melo.

No “Aprender Lutando”, os alunos treinarão judô, jiu-jítsu e taekwondo. As aulas iniciam nesta sexta-feira, 12/5, no contraturno. As aulas serão ministradas pelos professores da rede municipal com habilidades em lutas.

Durante o evento, foi apresentada também a forma da aplicação das aulas na educação especial. “Os professores serão uma espécie de avatar, nós lutamos com eles no tatame, fazemos os movimentos e explicamos tudo o que está acontecendo. Dessa forma, eles aprendem as técnicas e os deslocamentos tudo do mesmo jeito que será ensinado no ensino regular”, explicou a professora Lynne Guedes.
O projeto segue até o fim do ano, quando será feita uma graduação com todos os participantes.

Fonte: Semed

Foto: Matheus Perdiz

Postagens relacionadas

Declarações foram preenchidas por uma só pessoa, diz documento

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus realiza reforma em escola afetada pelas fortes chuvas do fim de semana no bairro Jorge Teixeira

Jamil Maciel

Brasileirão NÃO É O Campeonato Nacional Mais Difícil Do Mundo, Saiba Qual É

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights