SAÚDE

Prefeitura de Manaus mostra conquistas na área da saúde em audiência pública

O fortalecimento e a ampliação da rede municipal de saúde, gerenciada pela Prefeitura de Manaus, foi destaque em audiência pública realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na tarde de quinta-feira, 27/7, no auditório da sede do órgão, na zona Centro-Sul. Os investimentos na construção, reforma e revitalização de unidades de saúde foram relacionados em uma apresentação, que contou com a participação de gestores, servidores e representantes de órgãos de controle.

O evento, transmitido pelo Facebook da Prefeitura de Manaus, além de mostrar os avanços, também se destinou à apresentação das propostas de revisão do Plano Plurianual (PPA) e das prioridades para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024.

A apresentação foi conduzida pelo subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento Nagib Salem, que mostrou a amplitude das ações da Semsa em uma capital que concentra 2,25 milhões de habitantes. “Até maio deste ano, a cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) em Manaus estava em 75,63%, o que demonstra que o esforço da gestão do prefeito David Almeida e da secretária Shádia Fraxe vem alcançando bons resultados na ampliação do acesso e na carteira de serviços de saúde na capital”, reforçou.

Um dos destaques assinalados pelo subsecretário para o fortalecimento da rede de saúde do município foi a construção de cinco unidades de saúde de porte 4, sendo uma na zona Sul (São Francisco), duas na zona Oeste (Lindalva Damasceno e Parque das Tribos), e duas na zona Norte (no conjunto Viver Melhor e comunidade Águas Claras), investimento estratégico que vai permitir que os serviços de saúde sejam ofertados, principalmente, nas áreas de vazio assistencial.

A construção de nove unidades de saúde, de uma base de apoio às UBSs rurais, dois novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), do Laboratório Distrital Sul e da nova central do Serviço Móvel de Urgência (Samu), estão entre as principais ações para o ano de 2024, o que segundo Nagib, também são aportes fundamentais para aumentar a cobertura da atenção primária

Outro ponto evidenciado foi a reforma das clínicas da família Franco de Sá, localizada no bairro Alvorada, na zona Centro-Oeste, e Anna Barreto, no Jorge Teixeira, na zona Norte.

Os investimentos estruturais também contemplarão a UBS Geraldo Magela, no bairro Jorge Teixeira, zona Norte, e UBS Lourenço Borghi, no Japiim, na zona Sul, que estão sendo reformadas. “É importante enfatizar que, até o final deste ano, a revitalização de todas as 68 UBSs de 132 metros será concluída”, complementou Nagib.

Avanços

De janeiro a junho deste ano, a Semsa realizou mais de 5 milhões de atendimentos na atenção primária à saúde e 282.628 atendimentos na atenção especializada. Os exames de apoio diagnóstico (imagem, gráficos e laboratório), realizados no primeiro semestre, totalizaram 1.893.628 procedimentos. A dispensação de medicamentos, serviço que permite a prevenção de doenças, tratamento e redução de agravos, totalizou 82.238 ações.

A saúde da mulher foi outra frente de trabalho fortalecida este ano com a entrega de três Unidades Móveis de Saúde, que dentre os serviços ofertados, prioriza o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero e de mama, além do apoio ao pré-natal e diagnóstico precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis e vacinação contra o HPV.

Ainda na área da saúde feminina, foi destacado o exame de citologia oncótica em meio líquido em 55 UBSs, que está em fase de implantação.

A digitalização do Parque de Imagem em três unidades, o sistema ITB, que permite o aprimoramento dos processos de gestão do cuidado da tuberculose, em 56 estabelecimentos de saúde, a Implantação do Programa Nacional de Controle de Qualidade em cinco laboratórios da Semsa, o Sistema de Gestão da Qualidade (em andamento) e atualização do Código Sanitário foram outros pontos apresentados.

O evento teve uma hora de duração e contou com a participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Elson Moreira de Melo, e da subsecretária de Orçamentos e Projetos, da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Karliley Karla Capucho.

O presidente do CMS enfatizou que a audiência pública é uma oportunidade para debater a política de saúde e discutir suas prioridades. “A audiência pública é uma importante conquista social e participar desse evento é poder verificar com clareza como os investimentos estão sendo alocados”, sintetizou.

As prioridades para a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 também foram apresentadas no encontro e para que gestores e usuários do SUS possam dar suas contribuições nos eixos “Investimento” e “Qualificação da Atenção Primária em Saúde e Vigilância em Saúde”, a Semsa disponibiliza o link https://semsa.manaus.am.gov.br/instrumentos-de-gestao/ que, ao ser aberto, apresenta um formulário a ser preenchido e, em seguida, as propostas de cada eixo em apreciação. A consulta ficará disponível até a próxima sexta-feira, 4/8, e o resultado da votação será divulgado pela Semsa no dia 7/8.

Fonte: Semsa

Foto: Grazi Praia

Postagens relacionadas

Prefeitura promove manhã de atividades alusivas ao ‘Dia Mundial da Segurança dos Alimentos’  

Jamil Maciel

Ministério da Saúde anuncia troca de dois secretários da pasta

Jamil Maciel

Wilson Lima anuncia antecipação da campanha de vacinação contra a gripe no estado

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights