EDUCAÇÃO

Prefeitura de Manaus realiza 2º ciclo do projeto Justiça Restaurativa nas escolas municipais

Com intuito de difundir a cultura de paz nas escolas da rede municipal, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), promoveu nesta terça-feira, 23/5, o 2º Ciclo de Capacitação do Curso de Introdução à Justiça Restaurativa, para assessores pedagógicos da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte. A iniciativa foi realizada no auditório da escola municipal Engenheiro João Alberto Braga, no Vale do Sinai, zona Norte.

O projeto capacita os profissionais de educação para trabalhar conflitos gerados dentro das escolas, por meio do diálogo e de dinâmicas desenvolvidas durante todo o curso. A preparação é feita por profissionais do TJAM.

“Nós conhecemos essa prática, ela é de suma importância, pois difunde dentro do ambiente escolar a cultura de paz, o diálogo como ferramenta de solução de possíveis conflitos. Essa é a ideia, levar essa prática para os nossos alunos e profissionais da educação”, comentou a assessora pedagógica do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi), Amanda Melo.

Esse envolvimento entre os assessores e o TJAM é fundamental para integrar todos sobre o tema, principalmente no que se refere à questão da comunicação não violenta.

“O Ciclo de Justiça Restaurativa chega a ser mágico, pois quando você forma o círculo, você começa a ver que as partes estão se integrando e assim a gente desmistifica muita coisa relacionada à cultura de guerra e conflitos. Dessa forma, trabalhamos a questão de paz com muita conversa, pois esse é o caminho para solucionar conflitos”, ressaltou Nayluce de Lima, palestrante e facilitadora da Justiça Restaurativa.

De acordo com a assessora pedagógica, Cristiane Caetano, existe uma expectativa muito positiva em relação à participação neste evento, porque irá contribuir muito com o ambiente escolar.

“Nós estamos muito animados e com certeza será uma manhã muito produtiva, aprendendo cada vez mais, para que possamos construir um ambiente mais saudável em nossas escolas, evitando casos de bullying e de violência”, disse.

Fonte: SemedFoto: Matheus Perdiz

Postagens relacionadas

Profissionais da rede municipal participam de jornada pedagógica para todas as modalidades de ensino

Jamil Maciel

Resultado preliminar do Enare está disponível para consulta

Jamil Maciel

TRANSPORTE – Universitários e alunos da rede particular já podem fazer cadastramento da meia-passagem

amazonaspix@gmail.com
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights