OPORTUNIDADE

Prefeitura de Manaus realiza certificação geral de 600 alunos do Centro de Convivência Municipal

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com a Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta terça-feira, 15/8, a certificação geral de 600 alunos, que realizaram cursos e oficinas de qualificação no Centro de Convivência da Família e do Idoso – Prefeito José Fernandes. A solenidade aconteceu no auditório do shopping Cidade Leste, na zona Leste.

Para o secretário da Semasc, Eduardo Lucas, a cerimônia de certificação de cursos realizados no equipamento socioassistencial é motivo de alegria e reforça o compromisso da prefeitura coma população. “Fico muito orgulhoso de participar da entrega desses certificados e de termos essas parcerias, porque é a partir delas que conseguimos ajudar na questão da autonomia dessas pessoas, promovendo qualificação e melhorando, assim, a vida delas. Esse é o objetivo da prefeitura, mudar a vida da população para melhor, e essa iniciativa vai proporcionar isso”, afirmou.
Os cursos iniciaram no dia 15 de maio, a partir da inauguração do Centro de Convivência. No total, foram 30 turmas dos cursos de Treinamento Básico Operacional (TBO); Norma Regulamentadora (NR-12); Oficina de Panificação; Designer de Sobrancelha e Barbearia. A carga horária é de aproximadamente quatro horas.

“Estamos atendendo uma grande demanda da zona Leste, onde existe uma densidade populacional. Para realizar esses cursos, contamos com o apoio de grandes parceiros, como o Senac Amazonas e Instituto Mix”, afirmou Joel Silva, subsecretário operacional da Semtepi.

Os cursos, que são voltados para pessoas acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado pelos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) da cidade, contaram com alunos de todas as faixas etárias, desde crianças até idosos.

“Fazer parte dessa iniciativa do poder público municipal é gratificante, pois conseguimos ver a alegria e o interesse dos participantes. Então, disponibilizar esses cursos totalmente gratuitos, a partir de parcerias, está sendo maravilhoso tanto para nós quanto para os alunos, ainda mais depois da pandemia, período em que as nossas atividades foram reduzidas”, comentou Josieth Araújo, que é gerente do SCFV.

Centro de convivência
Inaugurado em maio deste ano, o Centro de Convivência da Família e do Idoso – Prefeito José Fernandes oferta, de forma gratuita, atividades culturais, educativas, esportivas e de lazer para toda a população.

O equipamento conta com uma equipe técnica interdisciplinar composta por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, orientadores sociais e outros profissionais que desenvolvem ações e atividades que possam contribuir, principalmente, para a prevenção de situações de vulnerabilidades e de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência; na ampliação de acessos aos serviços e direitos socioassistenciais e na melhoria da qualidade de vida dos usuários e suas famílias.

Sobre o SCFV
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado pelos Cras, consiste na formação de grupos de atividade e é destinado a crianças, adolescentes e idosos em estado de vulnerabilidade social, com o objetivo de desenvolver a convivência comunitária e a autoestima das famílias atendidas.

Fonte: Semtepi

Foto: Divulgação


Postagens relacionadas

Detran Amazonas está com inscrições abertas para cursos que iniciarão em janeiro de 2024

Paulo Apurina

Prefeitura alerta para prorrogação do prazo de atualização do Cadastro Único

Jamil Maciel

Cmas e Prefeitura de Manaus dão início à 14ª Conferência Municipal de Assistência Social

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights