EDUCAÇÃO MANAUS

Prefeitura de Manaus realiza eleição de novos membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb

Com o intuito de promover a participação social nas ações da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta terça-feira, 18/10, a eleição dos novos representantes dos diretores e servidores técnico-administrativos no Conselho de Acompanhamento e Controle Social (Cacs), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para o quadriênio 2023 a 2026. O processo eleitoral ocorreu de modo presencial no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, localizado no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. 

Para representar os diretores, a eleita foi a gestora Lucy Meire Braga da escola municipal República do México. Em relação aos técnicos administrativos, a eleita foi a servidora Katiana Torres, da escola municipal Nisia Floresta. As unidades de ensino de ambas profissionais da Educação eleitas estão localizadas no bairro Flores e são coordenadas pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul. 

A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, relatou que o uso adequado dos recursos provenientes do Fundeb é um dos princípios da atual gestão da Prefeitura de Manaus. 

“O prefeito David Almeida entende muito bem a importância do rateio do Fundeb para os professores. Às vezes, a gente que está na escola entende que o Fundeb é um dinheiro que a gente recebe uma vez por ano, mas não é somente isso. Também entendemos que precisamos valorizar, dia a dia, os nossos educadores, sendo esse o maior objetivo do Fundeb. Vamos continuar avançando na valorização e progressão dos nossos servidores”, explicou. 

A coordenadora da Comissão Eleitoral, Vilma Alves, explicou como ocorreu o processo e a participação das Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed, bem como as demais atribuições dos eleitos.

“Tivemos reunidos os 70 delegados representando as sete DDZs, três candidatos de gestores e três candidatos de servidores administrativos de cada DDZ. Nesse processo, foi escolhido apenas um candidato como titular e um como suplente, que farão parte do novo colegiado para o novo quadriênio de 2023 a 2026. Esses candidatos eleitos neste momento não poderão ser reconduzidos. Eles irão fazer todo o acompanhamento e fiscalização dos recursos transferidos para o Fundeb”, comentou.

A recém-eleita, Katiana Torres, comentou sobre suas expectativas em relação às atividades do Cacs. “Estou muito contente de representar a classe administrativa. Então, isso é muito importante, porque vamos fiscalizar para onde vai o dinheiro do Fundeb, e para dar uma transparência maior. Tivemos um processo democrático que foi muito importante para dar uma clareza a tudo isso”, declarou.

Conceito 

O Cacs do Fundeb é um órgão colegiado de representação social que tem a responsabilidade de acompanhar e controlar a distribuição dos recursos do fundo investidos na rede municipal de ensino de Manaus.

O conselho é composto por representantes de vários segmentos que atuam na educação municipal, como professores, gestores, pais, técnicos administrativos, além de organizações sociais.

Postagens relacionadas

Vereador Dione Carvalho destaca o Dia Municipal do Karatê

Jamil Maciel

CAMPANHA – Prefeitura de Manaus promove carreata para exibir os prêmios da campanha ‘IPTU Premiado 2023’

Vilhena

Mais de 30 artistas se revezam no palco do Carnaboi neste fim de semana, no Sambódromo

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights