Kits de água potável são entregues pela Prefeitura de Manaus para comunidades ribeirinhas e vai beneficiar cerca de 200 famílias
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores das comunidades ribeirinhas da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, realizou, nesta terça-feira, 22/10, a entrega de kits de água potável nas comunidades União e Progresso, Jatuarana e Assentamento Nazaré, situadas às margens do rio Amazonas. A ação beneficia cerca de 200 famílias das áreas e adjacências com abastecimento de água potável.
Os kits foram entregues pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e incluem um filtro purificador para ser instalado na comunidade, que conta com a capacidade de fornecer até 10 mil litros de água potável por dia, bomba para puxar água de reservatórios, cacimbas e igarapés, mangueira e caixas d’água para armazenamento e distribuição.
A comunidade Jatuarana, por ter sido beneficiada com poço artesiano, recebeu caixas d’água e mangueiras para distribuir e acessibilizar a água do poço às famílias que residem em áreas mais distantes.
Durante a entrega, o diretor do Departamento de Agricultura da Semacc, Adriano Nunes, explicou que o objetivo da iniciativa é atender as demandas das diferentes comunidades que não tinham acesso à água potável, garantindo qualidade de vida para as pessoas.
“A prefeitura está realizando a entrega desse kit, que contempla o filtro de água que é capaz de purificar e entregar uma água potável para aquelas comunidades que não têm água filtrada e que não tem poço, principalmente nesse período de estiagem. As famílias das comunidades têm feito algumas solicitações, e conforme vai aparecendo a demanda, a gente precisa fazer um levantamento, ver as dificuldades e ir ao local, ver se realmente está condizente com a realidade daquilo que estão nos apresentando”, afirmou Nunes.
Para as famílias da área, a iniciativa é de extrema importância, visto que moradores de comunidades adjacentes também poderão ser contemplados com água potável. A dona de casa, Joelma Andrade, agradeceu a atenção do poder público.
“A gente da União e Progresso, que é da área rural, se sente muito grata por essa ação da prefeitura que vem beneficiar toda a comunidade com água potável, porque há muitos anos a nossa comunidade foi esquecida. Então, essa iniciativa que está ocorrendo hoje é bem gratificante, porque com esse kit de estiagem, estão sendo beneficiadas cerca de 30 famílias”, disse a moradora.
O agricultor Roosevelt Andrade também fez questão de agradecer a ação. Para ele, essa é a garantia de um futuro com saúde na comunidade.
“Eu enxergo isso com uma boa ação, uma coisa boa que a prefeitura tem mandado para as comunidades, não só a nossa comunidade, mas outras comunidades também. Isso vai ajudar vários comunitários que não têm água potável, aqui tem casos que tem, tem outros que não têm, mas a comunidade sempre luta por todos. Então, eu acredito que isso aí vai ser um benefício muito grande para a gente, só quero agradecer por tudo”, completou Andrade.
Mais comunidades
As comunidades Nova Aliança, Nova Jerusalém, Monte Sinai, Nova Canaã, e São Sebastião, no rio Cuieras, também receberam os kits de água potável, onde mais de 700 famílias foram contempladas. De acordo com a Semacc, novas comunidades também serão beneficiadas, conforme o levantamento realizado pela secretaria.
#operaçãoestiagem #semacc #pmm #manaus #amazonas