EDUCAÇÃO MANAUS

Prefeitura de Manaus realiza evento ‘Letras e vozes ribeirinhas da Amazônia’ em escolas do rio Negro

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 6/4, o evento literário “Letras e vozes ribeirinhas da Amazônia”, na escola municipal José Sobreira, localizada na comunidade Nossa Senhora de Fátima, no rio Negro. A ação faz parte da Semana de Literatura Amazonense e também marca a abertura da programação na zona rural.

O objetivo da atividade foi despertar no meio escolar a valorização e o contato da leitura de obras literárias de autores amazonenses. Além de homenagear os grandes autores convidados e de oferecer letramento e alfabetização, como forma de valorizar a cultura local.

Na Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural essas atividades pedagógicas contaram com o apoio de bibliotecários, discentes, diretores, pedagogos e professores das escolas localizadas na BR-174, AM-010, rio Amazonas e rio Negro, em prol do letramento literário. O encontro foi a consolidação das atividades realizadas durante a semana, na qual os alunos, além de estudarem sobre os autores, produziram textos.

O subsecretário de Gestão Educacional da Semed, professor doutor Carlos Guedelha, que representou a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, foi um dos homenageados e ressaltou que o evento significa a celebração da literatura no Amazonas.

“Às margens do majestoso rio Negro, um dos mais belos do mundo, estamos aqui com os servidores da Semed, os alunos e a comunidade celebrando a literatura amazonense. É um evento de valor inestimável e tem um grande alcance educativo, porque aqui as crianças desde muito cedo estão tendo contato com nossa literatura, a que nos representa, que nos traduz e que nos leva a conhecer a nossa identidade e as nossas raízes culturais”, comentou o subsecretário.

Foram homenageados, além do subsecretário, os escritores Victor Hugo, Jorge Hayder, Franklin Tavares, Kelcomar Sabóia, Larissa e Jane, Silvia Grijó e a chefe da DDZ Rosa Denise, que explicou que o intuito do evento foi dar voz ao povo Amazonense.

“O nome do evento é ‘Letras e Vozes Ribeirinhas do Amazonas’ e com isso trouxemos alguns escritores da própria zona rural e vamos ter vários momentos para fortalecer a escrita do nosso povo”, completou Rosa.

Letramento

Esta semana, as escolas da DDZ Rural realizaram atividades com os estudantes visando fortalecer o interesse pela literatura regional e a vontade de escrever.

Na escola municipal José Sobreira, por exemplo, foram realizadas leituras e releituras de algumas obras. Myurlles Mendes, do 9º ano, fez uma releitura do poema “Professor”, de Carlos Guedelha.

“Nesta semana, a gente estudou sobre os poemas, os autores, um pouco sobre a vida deles, fizemos poemas e desenhos inspirados nos autores. Eu fiz um poema inspirado pelo professor Carlos Guedelha. Foi legal escrever, começou complicado, mas com a inspiração do poema eu consegui”, contou Myurlles.

Fonte: Semed

Foto: Thais Araújo

Postagens relacionadas

CUIDADO COM O GOLPE – Prefeitura alerta sobre ‘falsa mensagem’ em nome da campanha Nota Premiada Manaus

Paulo Apurina

Escolas municipais da zona ribeirinha do rio Negro iniciam as aulas

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionados em cursos de qualificação profissional

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights