MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Manaus se reúne com piscicultores para ação de assistência técnica e gerencial no ramal do Pau-Rosa

O encontro foi realizado nesta quarta-feira, 10/8, na Cooperativa dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Tarumã-Mirim, no ramal do Pau-Rosa, quilômetro 14, BR-174. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vai promover assistência técnica de extensão rural e gerencial aos piscicultores da região.

Durante a reunião, o público-alvo pode conhecer o programa “Assistência Técnica e Gerencial (Ateg)”, coordenado pelo Senar, que a prefeitura trouxe ao município de Manaus após alinhamento entre a Semacc e a Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (Faea).

“Além do trabalho de assistência técnica e de extensão rural, o diferencial da ação é a parte gerencial, que vai ensinar os piscicultores do município a olhar o seu empreendimento como um negócio, profissionalizando a atividade, porque é isso que o prefeito David Almeida quer, que a gente desenvolva de forma profissional a nossa agricultura familiar”, explicou Meyb Seixas, diretora do Departamento de Agricultura e Abastecimento da Semacc.

Nesta primeira turma, o público-alvo são os piscicultores que passaram pelo curso de “Boas Práticas de Manejo e Gestão da Piscicultura”, promovido pela Semacc, em parceria com a Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), em abril deste ano.

Inicialmente, 15 piscicultores vão ser atendidos pelo programa. Para Lucivaldo de Souza, piscicultor, a reunião foi muito esclarecedora e vai dar continuidade ao trabalho iniciado na gestão do prefeito David Almeida.

“Desde o início da gestão do prefeito David Almeida que ele vem trabalhando com a gente, e isso é muito bom. É muito importante que a gente acredite no trabalho que a prefeitura vem realizando, por exemplo: a entrega da ração para piscicultores e avicultores foi uma bênção, porque é um produto que está muito caro, e toda ajuda será sempre bem-vinda. Agora, em parceria com o Senar, esta assessoria técnica vai nos ajudar a trazer respostas ao nosso trabalho e trazer também um desenvolvimento muito grande para o assentamento Tarumã-Mirim”, destacou o piscicultor.

Cerca de 30 produtores de quatro comunidades rurais participaram da reunião. Durante o encontro, houve também o cadastramento dos piscicultores que vão participar do programa. A assistência técnica e gerencial deve ser estendida a outros segmentos como o de horticultura e fruticultura, tanto da zona rural quanto da área ribeirinha do município.

“Nós vamos desenvolver aqui no ramal do Pau-Rosa um trabalho de assistência técnica e acompanhamento gerencial durante dois anos, atendendo a demanda da Prefeitura de Manaus”, finalizou Rodrigo Guimarães, engenheiro agrônomo do Senar.

Fonte: Semacc

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Em ação inédita, Prefeitura de Manaus inicia instalação de internet em unidades de saúde da zona rural

Jamil Maciel

Subida do  rio Negro preocupa moradores

Paulo Apurina

Prefeitura entrega passarela na avenida Ephigênio Salles no aniversário de Manaus

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights