MANAUS SAÚDE

Prefeitura libera 4ª dose para o público a partir dos 18 anos e amplia número de pontos de vacinação


Prefeitura de Manaus irá liberar a quarta dose da vacina contra a Covid-19, a partir desta quinta-feira, 30/6, para pessoas a partir dos 18 anos de idade. A campanha também terá o reforço de mais 28 pontos de vacinação, totalizando 81 endereços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, informou que as medidas visam ampliar a cobertura vacinal contra a doença em Manaus, além de facilitar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos locais de vacinação, conforme determinação do prefeito David Almeida.

“Estamos observando uma subida na curva de casos confirmados de Covid-19, e a maioria das pessoas que evoluem para casos graves não completou o esquema de imunização ou não tomou a vacina, a principal forma de se proteger contra essa doença. Estamos reunindo ainda mais esforços para garantir que toda a população esteja com as doses em dia”, disse.

A chefe da Divisão de Imunização da secretaria, Isabel Hernandes, informou que o público apto para a quarta dose deve ter recebido a terceira dose há quatro meses ou mais.

“A vacina é a única forma de prevenir uma possível nova onda de Covid, então a gente amplia as faixas-etárias para que as pessoas que não estejam vacinadas ou com esquema vacinal incompleto tenham a oportunidade de receber o imunizante e se proteger nesse momento”, comentou.

Todos os endereços, horários e vacinas disponíveis podem ser conferidos no link bit.ly/localvacinacovid19 e também nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook). Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), são ofertadas a primeira, segunda, terceira e quarta dose da vacina.

Unidades

Djalma explicou que as novas unidades de saúde que vão aplicar a vacina contra a Covid-19 foram escolhidas de forma estratégica, em locais de grande concentração de pessoas e também em áreas de vazios assistenciais.

Ainda conforme o secretário, os locais de vacinação operam em três horários diferentes: são dez UBSs de horário ampliado, de 8h às 20h, outras 64 UBSs de horário normal, de 8h às 17h, e sete Unidades de Saúde da Família (USFs), de 8h às 16h.

“Todas as pessoas a partir dos 5 anos de idade podem iniciar o esquema vacinal, e devem atualizá-lo com as doses liberadas para a sua faixa-etária, seguindo os intervalos preconizados pelo Ministério da Saúde. Basta comparecer nos locais de vacinação, portando documento de identidade com foto e o cartão de vacina”, orientou o titular da Semsa.

— — —

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Camila Batista / Semsa


Postagens relacionadas

Prefeito entrega rotatória do Mindu totalmente revitalizada

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus dá início ao levantamento de infestação por Aedes aegypti nos 63 bairros da capital

Paulo Apurina

David Almeida anuncia edital de concurso da Semmas Clima com 30 vagas

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights