AMAZONAS POLÍTICA

Presidente da Aleam recebe visita institucional do cônsul de Portugal


O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (UB), recebeu, na manhã desta quinta-feira (16/7), na sede do Parlamento Estadual, a visita institucional do cônsul de Portugal em Belém (PA), Jorge Teixeira de Sampayo, acompanhado do cônsul honorário de Portugal em Manaus, Antonio Humberto de Matos Figueiredo.

Durante o encontro, foram abordados temas relacionados às relações históricas e culturais entre Brasil e Portugal, à presença da comunidade portuguesa na região Norte, ao ambiente de negócios no Amazonas e às perspectivas de cooperação entre instituições dos dois países.

Adjuto Afonso destacou a importância do diálogo entre instituições e do fortalecimento das relações internacionais que contribuam para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. “A aproximação entre Amazonas e Portugal é relevante não apenas pelos vínculos históricos e culturais que unem nossos povos, mas também pelas oportunidades de intercâmbio acadêmico, científico e econômico que podem ser construídas por meio do diálogo institucional”, afirmou.

Também foram discutidos aspectos da conectividade aérea entre Manaus e Lisboa, considerada estratégica para ampliar o fluxo de pessoas, fortalecer o turismo, incentivar intercâmbios educacionais e aproximar oportunidades de negócios entre as duas regiões.

O cônsul Jorge Teixeira de Sampaio, que visita o Amazonas pela primeira vez, ressaltou a importância da agenda institucional e das relações históricas entre Portugal e a região Norte do Brasil. “Há muitos laços que unem Portugal e esta região. O Amazonas possui grande relevância cultural, histórica e econômica. Esta visita tem o objetivo de estreitar relações e ampliar o conhecimento mútuo entre nossas instituições”, afirmou.

O representante diplomático também destacou o processo de fortalecimento da presença consular portuguesa na região, com iniciativas voltadas à ampliação do atendimento e ao estreitamento das relações entre Portugal e os estados do Norte do Brasil.

A visita reforça o compromisso das instituições em manter canais permanentes de diálogo e cooperação, valorizando iniciativas que contribuam para o intercâmbio cultural, acadêmico e econômico entre o Amazonas e Portugal.

— — —

Texto – Augusto Costa / Aleam

Foto – Hudson Fonseca / Aleam


Postagens relacionadas

Em visita histórica ao Amazonas, governador Wilson Lima recepciona presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

Paulo Apurina

Procon Manaus aponta aumento no valor da cesta básica em supermercados da capital

Paulo Apurina

Wilson lidera em nova pesquisa de intenções de voto para reeleição ao Governo do Amazonas

amazonaspix@gmail.com
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights