SAÚDE

Prevenção combinada contra IST’s é medida para manter a saúde sexual durante Festival de Parintins

Combinação de estratégias pode prevenir HIV e outras IST’s

Na prevenção da saúde sexual, os participantes do 56º Festival Folclórico de Parintins devem dar palco para iniciativa estratégica contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s): a Prevenção Combinada, que associa diferentes métodos de prevenção ao HIV, mostrando a importância da prevenção das IST’s e das hepatites virais para a saúde integral. 

No Amazonas, o monitoramento das IST’s é realizado pelo Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s e Programa Estadual de Hepatites Virais, ambos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Francisco Nery, técnico do programa, destaca as ações combinadas para reduzir riscos e tomar decisões conscientes sobre a saúde sexual. “A Prevenção Combinada resguarda os indivíduos nas festas e contribui para o controle e a diminuição do número de novas infecções por HIV em nível comunitário. É essencial fortalecer a saúde dos participantes, promovendo a cultura e responsabilidade sexual”, afirma Francisco.

Em festas de grande proporção, como o Festival de Parintins, o alerta da Saúde é fazer uso da Prevenção Combinada para evitar  infecção e doenças, mantendo o ritmo de alegria e de celebração na Ilha Tupinambarana, sem comprometer a saúde sexual e a segurança dos participantes do Boi-Bumbá.

Prevenção Combinada

Faz parte da estratégia da Prevenção Combinada: o uso de preservativos nas relações sexuais, atenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, realização de teste rápido regularmente, vacinação contra hepatite B e HPV, a prevenção da transmissão vertical (por meio da gestação).

Há, ainda, a Profilaxia Pré-exposição (PrEP), com a tomada de comprimidos antes da relação sexual, e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), com o uso de medicamentos após situação em que exista risco de contágio, como a relação sexual desprotegida (sem o uso de preservativo, ou quando há rompido do preservativo).

Onde encontrar?

Durante o Festival de Parintins, a PEP estará disponível na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Parintins, no Bumbódromo; e no Hospital Jofre Cohen, também em Parintins. Já a PrEP, testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites estarão disponíveis no stand Cais do Porto de Parintins, em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Galliane e também na UPA Parintins, no Bumbódromo.

Fonte: Agência Amazonas

Postagens relacionadas

Roberto Cidade é autor de Lei que prevê a inclusão de pessoas com nanismo nas diversas áreas da sociedade

Prefeitura de Manaus convoca candidatos do ‘Mais Médicos’ para apresentação na Semsa

Paulo Apurina

Prefeitura divulga lista de experiências selecionadas para a 1ª Mostra ‘Manaus, Aqui Tem SUS’

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights