AMAZONAS

Programa Conheça o Seu Exército 2021 – Comando Militar da Amazônia

30 formadores de opinião participaram da edição do programa “Conheça o Seu Exército 2021”. São universitários e profissionais da região de responsabilidade do Comando Militar da Amazônia, além de representantes de instituições da sociedade civil

Mais uma edição do “Programa Conheça o Seu Exército” teve início no Comando Militar da Amazônia (CMA). A abertura ocorreu na manhã de segunda-feira (12), no Quartel-General (QG), com a palestra do Chefe do Estado-Maior do CMA, General de Brigada Rangel.
Aproximadamente 30 formadores de opinião participaram da edição do programa 2021. São universitários e profissionais da região de responsabilidade do CMA, além de representantes de instituições da sociedade civil.
A palestra de abertura do programa apresentou um apanhado geral sobre o Exército na Amazônia e as operações, entre outros. Os participantes conheceram as instalações da Rádio Verde-Oliva e, no 2º Grupamento de Engenharia, juntamente com o General de Brigada Marcelo, conheceram as ações da engenharia, desde a década de 1960 até os dias atuais.
As operações realizadas em conjunto com o Exército em 2020 e 2021 como, por exemplo, a Verde Brasil 1 e 2, foram a pauta da exposição no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Mapas de desmatamentos captados por radar, pontos de mineração ilegal nos estados do Amazonas e Roraima e o relatório de queimadas foram apresentadas aos formadores.

Ao final da tarde, visitaram o Grupamento de Artilharia Antiaérea de Selva (GAAAe Sl), onde foi apresentada a missão da artilharia na Amazônia.


O segundo dia do Programa Conheça o seu Exército teve início no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA). Lá, os formadores de opinião tiveram uma palestra com o TC Da Silva, comandante do CECMA. Durante a exposição do Comandante, os participantes conheceram a logística fluvial do Exército na Amazônia Ocidental. Foram apresentadas as rotas de navegação que o CECMA usa para abastecer os 24 Pelotões Especiais de Fronteira com alimentos, fardamentos, medicamentos e materiais de uso militar. A visita ao CECMA se encerrou com um passeio, em uma das balsas do Exército, até a ponte estaiada jornalista Phelippe Daou, um dos cartões postais da cidade.

Pela tarde, os formadores de opinião foram escoltados pelo 7° Batalhão de Polícia do Exército para conhecer o 4° Batalhão de Aviação do Exército (4° BAVEx). 

No hangar do Batalhão, tiveram a oportunidade de conhecer os helicópteros do Exército por dentro. Além disso, os participantes puderam compreender sobre a importância do 4° BAVEx em situações diversas como, por exemplo, o apoio às eleições no transporte de urnas eletrônicas ao lugares mais isolados da Amazônia e, também, no apoio à defesa civil no resgate de pessoas nas enchentes que assolaram o estado do Acre em 2014.
No dia 14 de julho, os participantes do Programa ”Conheça o Seu Exército”, supervisionado pelo Centro de Comunicação Social do Exército, visitaram o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

Nessa Organização Militar, mediante coordenação do Comando Militar da, Amazônia, representantes de diversos órgãos públicos e instituições privadas receberam palestra do Cel Fábio Pinheiro Lustosa, Comandante do CIGS, acerca das peculiaridades dessa Unidade ímpar na Força Terrestre e de seu papel na proteção e no desenvolvimento amazônicos. Houve, ainda, uma visita guiada ao Zoológico do CIGS, importante ponto turístico da Capital Manauara.
Destaca-se que durante o evento em tela o protocolo protetivo à COVID-19 foi plenamente respeitado.
No dia 15 de julho, o 1° Batalhão de Infantaria de Selva – Aeromóvel (1º BIS – Amv) recebeu uma comitiva do Programa Conheça seu Exército, que visa o estreitamento dos laços do Exército Brasileiro com os representantes de diversos meios de comunicação, profissionais da área de comunicação social, universitários e representantes da sociedade.

Foi realizada uma palestra inicial, pelo comandante do batalhão, onde foi abordado o histórico e as missões da organização militar.



Ocorreu, também, uma visita às instalações, ocasião em que os visitantes assistiram a uma exposição do armamento de dotação e uma demonstração de tiro.

A atividade contou, também, com instruções e demonstração de materiais do 7º Batalhão de Polícia do Exército.

Na manhã de hoje (16) após duas palestras sobre as missões primarias e secundarias do Exército Brasileiro, através do Comando Militar da Amazônia, na Amazônia Legal, os participantes receberam os certificados e os agradecimentos do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Theophilo, pela participação no Programa Conheça o Seu Exército 2021.

“Árdua é a missão de desenvolver e defender a Amazônia. Muito mais difícil porém foi a de nossos antepassados em conquista-la e mantê-la”.

A frase acima foi imortalizada pelo General de Exército Rodrigo Otavio de Jordão Ramos, 1° Comandante Militar da Amazônia. 

“A selva nos une. A Amazônia nos pertence”.

“Tudo pela Amazônia”.

“Brasil acima de tudo, abaixo de Deus”.

 Selva!!!

Via CMA

Postagens relacionadas

Indústria amazonense atinge marca histórica de consumo de gás natural em março, aponta Cigás

Ivan Nobre

Primeiro Plano Estratégico de Comunicação da história da Prefeitura de Manaus é entregue ao prefeito David Almeida

Jamil Maciel

Leis da Assembleia Legislativa são sancionadas e passam a valer no Estado

Paulo Apurina