BRASIL MEIO AMBIENTE

Projeto de Lei sancionado pelo Presidente proíbe sacrifício de cães e gatos por órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres

Sanção ao projeto visa à proteção animal e o estímulo à adoção   

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o Projeto de Lei nº PL 6.610, de 2019, que dispõe sobre a proibição do sacrifício de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres; e dá outras providências.  

A ideia central do projeto é a proteção animal e o incentivo à adoção, retirando de cena o abatimento desmotivado e desarrazoado de animais sem doença infectocontagiosa incurável.  

De acordo com a propositura de autoria do Deputado Ricardo Izar (PP-SP), a medida proíbe o sacrifício de cães e gatos, exceto, quando devidamente justificada por laudos técnicos para os animais com doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e de outros animais.  

Segundo o autor do projeto, sua motivação surgiu a partir de uma pergunta feita por sua filha a respeito do que os deputados fazem, tendo respondido a ela que “fazem leis para cuidar das pessoas”, obtendo em seguida a indagação dela sobre quem, então, estaria cuidando dos animais.  

Os animais não portadores das doenças graves ou infectocontagiosas poderão ser colocados à disposição para resgate por entidades de proteção animal.   

Por fim, o descumprimento da lei sujeitará o infrator às penalidades previstas na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais). 

Para mais informações: 

Ministério da Saúde 

Postagens relacionadas

Trabalhadores nascidos em Setembro podem sacar auxílio emergencial

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus notifica 34 veículos em operação voltada ao transporte Alternativo

Jamil Maciel

Receita paga nesta sexta-feira último lote de restituição do IR

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights