AMAZONAS POLÍTICA

Roberto Cidade apresenta Projeto de Lei que cria mecanismos de segurança a motoristas de aplicativo de transporte do AM

Diante do aumento nos números de assaltos e sequestros de motoristas de aplicativos de transporte de passageiros no Amazonas, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), apresentou, nesta semana, o Projeto de Lei (PL) n° 497/2021. A proposta obriga que o cadastro dos usuários contenha documento de identificação e foto, com o intuito de inibir perfis falsos.

De acordo com a matéria, as empresas de aplicativos de transporte como Uber, 99 e afins, deverão exigir dos clientes a anexação ao cadastro da carteira de habilitação ou identidade com menos de cinco anos da data de emissão, foto e endereço residencial.

Segundo Roberto Cidade, o PL também tem um víes econômico, já que muitos motoristas têm optado por outra ocupação, com medo de serem vítimas de violência.

“O aumento dos casos de violência em todo o País, sobretudo no Amazonas, tem feito com que muitos optem por outras formas de ocupação. Além de prejudicar a aceitação de corridas, que acaba aumentando o tempo de espera por parte dos usuários”, explicou.

Ainda segundo o parlamentar, as informações cadastrais dos clientes possibilitarão a rápida identificação, por parte da autoridade policial, do autor de possíveis crimes cometidos.

“O usuário bem intencionado não vai se opor em fornecer essas informações à plataforma e o motorista terá mais tranquilidade de exercer seu trabalho. Penso que é bom para todo mundo”, concluiu.

Nome social

O Projeto de Lei prevê, também, que as empresas deverão colocar no cadastro a opção “divergência de gênero” para que o usuário possa informar o nome social e enviar a foto atual, para que não haja conflito de identificação por parte do motorista de aplicativo.

Via Assessoria de Imprensa

Postagens relacionadas

Após ofensas de Eduardo Braga, Wilson Lima tem direito de resposta concedido pela Rede Amazônica

Paulo Apurina

Ministra Nísia Trindade anuncia mais R$ 102 milhões para manutenção da saúde no AM em meio à seca

Paulo Apurina

TCE-AM promove fórum de controle da gestão pública para prefeituras do interior do Amazonas

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights