AMAZONAS

Roberto Cidade quer criar a Semana de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal (AME)

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), apresentou, nesta quarta-feira (16), o Projeto de Lei (PL) nº64/2022, que institui a Semana de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal (AME) no Estado. A ideia é dar conhecimento às principais características da doença e, desta forma, possibilitar o diagnóstico precoce.

De acordo com a propositura, a Semana de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal ocorrerá anualmente na primeira semana de agosto, com a realização de palestras, debates audiências públicas, além de campanhas publicitárias sobre o tema.

O deputado destaca que, apesar de ser uma doença rara, que afeta uma em cada 10 mil pessoas nascidas, o Amazonas tem registrado alguns casos nos últimos anos, inclusive.

“É uma doença rara e, bem por isso, pouco conhecida da maioria das pessoas. Mas não é porque é rara que não devemos dar importância. Tenho visto nos últimos anos várias ações nas redes sociais de crianças amazonenses diagnosticadas com a AME. A AME não tem cura, mas quando o diagnóstico é feito precocemente, acompanhado de fisioterapia, tratamento clínico e alguns aparelhos ortopédicos, ajuda a manter a independência das crianças afetadas e proporciona uma vida mais digna a elas”, explica.

AME

A Atrofia Muscular Espinhal é uma doença neuromuscular rara, de origem genética e se caracteriza pela fraqueza muscular grave progressiva e pela diminuição do tônus e da força muscular, resultante da degeneração e perda de neurônios motores da medula espinhal e do núcleo do tronco cerebral.

A doença pode ser identificada entre zero e seis meses de vida nas consultas de rotina da criança, pois afeta o desenvolvimento normal do bebê. O bebê não consegue engolir e se alimentar, ocorrem dificuldades respiratórias e existem também dificuldades para segurar a cabeça ou para ficar sentado sem apoio.

Postagens relacionadas

Deputado Roberto Cidade tem quatro PLs aprovados na sessão plenária desta quarta-feira

Jamil Maciel

Empresa de aplicativo de transporte deverá indenizar passageira por danos em acidente  

Paulo Apurina

UBS Fluvial de Coari parte para sua segunda viagem após ser revitalizada pela gestão do prefeito Keitton Pinheiro

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights