Mundo

Rússia envia multimilionário japonês e assistente à Estação Espacial

São os primeiros turistas em 12 anos

A Rússia enviou hoje (8) o multimilionário japonês Yusaku Maezeva e seu assistente Yozo Hiramo para a Estação Espacial Internacional (EEI), voltando a promover o turismo espacial depois de 12 anos.

Como estava previsto, a Soyuz MS-20 partiu do cosmódromo de Baikonour, com os dois turistas e o comandante da nave, o cosmonauta Alexandr Misurkin.

Pouco minutos depois, a nave separou-se do foguete de propulsão e continuou o voo até à estação orbital.

Trata-se da primeira vez que dois turistas viajam na mesma nave espacial para a EEI desde 2009, quando o canadense Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil, entrou pela última vez na estação orbital.

Maezawa, 46 anos, e Hirano ficarão 12 dias na estação. 

O assistente do empresário, o trigésimo homem mais rico do Japão, segundo a lista da Forbes, vai filmar a aventura de Maezawa, que contará as suas impressões no espaço em seu canal privado no YouTube. 

A nave irá acoplar ao módulo Poisk, da EEI da Rússia, depois de completar quatro órbitas e seis horas de voo. 

A bordo seguem também 162 quilos de carga, entre materiais para experiências, produtos de higiene, alimentos e 13 quilos de frutas frescas, além de cartas e presentes de amigos e familiares para os que já habitam a EEI.

Duas horas após acoplar, os portões serão abertos e os três tripulantes serão recebidos pelos atuais inquilinos da plataforma orbital internacional, os cosmonautas Anton Skaplerov e Piotr Dubrov, os astronautas da Nasa Mark Vande Hei, Raja Chari, Tom Marshburn e Kayla Barron, bem como o da Agência Espacial Europeia (ESA), Matthias Maurer. 

O empresário japonês e o assistente começaram a treinar para voar no verão.

“Treinamos durante 100 dias”, afirmou nessa terça-feira (7) Maezawa, em entrevista coletiva, acrescentando que terá “100 tarefas” na plataforma orbital, cujo cumprimento irá comunicando ao público no YouTube.

Maezawa disse que a primeira coisa que fará a bordo da ISS é “ir à casa de banho”.

“O voo vai ser muito longo e é com certeza a primeira coisa que quereremos fazer”, explicou.

Fonte: Agencia Brasil

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Casarão da Inovação Cassina é palco de três grandes eventos internacionais neste mês

Jamil Maciel

Em discurso na reunião de abertura do G20, Presidente Jair Bolsonaro ressaltou superação da crise sanitária com melhora nos fluxos de comércio entre os países

Paulo Apurina

Anticorpos de infecção anterior não impedem doença por Ômicron

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights