SAÚDE

Samu Manaus atende em média 10 mil ocorrências de acidentes de trânsito por ano

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), gerenciado pela Prefeitura de Manaus, é acionado para prestar socorro a cerca de 10 mil ocorrências de acidentes de trânsito todos os anos, na capital amazonense. O enfrentamento ao problema vem sendo reforçado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com ações de educação em saúde, em meio às ações da campanha Maio Amarelo.

A diretora do Samu Manaus, enfermeira Elen Assunção, informa que o serviço, coordenado pela Semsa, atendeu a 10.694 acidentes de trânsito no ano passado. Neste ano, de janeiro a abril, já foram atendidas 4.301 ocorrências, a maioria por colisão entre carro e moto e queda de moto.

“Os chamados são recebidos por meio do número 192, e diante do relato sobre o estado de saúde da vítima e do local do acidente, nossos reguladores definem a melhor estratégia para atender a ocorrência, da forma mais rápida possível”, explica Elen.

A enfermeira destaca que o Samu Manaus conta com oito motolâncias para dar agilidade no atendimento às vítimas, visto que as motocicletas conseguem trafegar com mais facilidade em meio ao trânsito intenso, que muitas vezes é gerado pelo próprio acidente.

“O serviço também dispõe de 34 Unidades de Suporte Básico e de sete Unidades de Suporte Avançado (USA) para garantir o socorro adequado às vítimas de acidentes de trânsito, além de duas ambulâncias fluviais”, pontua.

Nos últimos quatro anos, a média de acidentes de trânsito registrados pelo Samu Manaus se manteve estável, mas ainda é alta. Foram 10,5 mil casos em 2019, 10,6 mil em 2020; 10,1 mil no ano de 2021; e 10,6 mil no ano passado.

“A orientação é que as vítimas de acidentes de trânsito não sejam deslocadas até a chegada dos profissionais do Samu, que irá tomar a conduta mais adequada para mobilizar esse paciente até uma unidade de saúde”, informa.

Educação em saúde

Como parte das ações da campanha Maio Amarelo, que visa sensibilizar a população sobre a segurança no trânsito, com intuito de reduzir o índice de acidentes, a Semsa estará em pontos estratégicos da cidade promovendo ações de educação em saúde, com orientações aos transeuntes e entrega de brindes e material informativo.

A programação, coordenada pelo Núcleo de Prevenção de Riscos à Saúde por Causas Externas e Fatores de Risco da Semsa, inicia nesta segunda-feira, 22/5, no Terminal 3, bairro Cidade Nova, zona Norte.

“Teremos o ‘Dia D’ da campanha em cada Distrito de Saúde, iniciando hoje pelo Disa Norte, para mobilizar toda a nossa sociedade no compartilhamento de informações que garantam a segurança no trânsito em nosso cotidiano”, informa Carla Azevedo, chefe do núcleo.

Na próxima terça-feira, 23/5, a ação será promovida pelo Disa Sul, em semáforos da avenida Umberto Calderaro, bairro Adrianópolis. Na quarta-feira, 24/5, o Disa Leste irá mobilizar a comunidade na escola Vila da Felicidade, no bairro Mauazinho. Quinta-feira, 25/5, é a vez do Disa Oeste, na escola estadual Gonçalves Dias, bairro Dom Pedro, e na sexta-feira, 26/5, a escola Arthur Virgílio (BR-174) receberá a ação coordenada pelo Disa Rural.

Fonte: Semsa

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeitura aprimora cuidado em saúde mental da população indígena por meio de rede intersetorial

Jamil Maciel

Prefeitura informa novo endereço de atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus capacita profissionais do programa Mais Médicos que vão atuar na zona Norte

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights