SAÚDE

SAÚDE: Carnaval de Manaus 2023: Prefeitura reforça orientações para prevenção e controle das ISTs

Com um aumento de 18,7% de casos de HIV e 14,2% de casos de sífilis registrados em 2022, em comparação com as notificações do ano de 2021 no município, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem reforçado as orientações para o controle e a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O trabalho inclui uma série de atividades que a Prefeitura de Manaus vem desenvolvendo durante o mês de fevereiro no período de carnaval, quando ocorre um aumento no risco de exposição às ISTs.

“No período do carnaval, com os eventos carnavalescos e o maior consumo de álcool, há um aumento do risco de pessoas não usarem preservativo na relação sexual. Para reduzir esse risco, a Semsa tem promovido diversas ações, orientando a população sobre a importância do sexo seguro e sobre as formas de prevenção”, informou a diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e Saúde do Trabalhador da Semsa, Marinélia Ferreira.

Na manhã desta sexta-feira, 17/2, o Distrito de Saúde (Disa) Norte promoveu uma ação educativa no Terminal de Integração 3 (T3), no bairro Cidade Nova, com a distribuição de material educativo e de preservativos.

De acordo com a enfermeira Stela Simone Campos, responsável técnica pelas ações de controle e prevenção às ISTs/Aids e Hepatites Virais do Disa Norte, a programação da campanha foi realizada nas unidades de saúde e também em locais de grande circulação de pessoas, como o T3.

“O Disa Norte já tem um trabalho educativo no T3 que envolve programas de prevenção e controle de outros agravos, como hanseníase e dengue, e as ISTs estão incluídas. O T3 é um local de fluxo intenso de pessoas, com grande rotatividade, e é importante aproveitar para reforçar as orientações para a população sobre as formas de prevenção às ISTs”, afirmou Stela Campos.

A equipe do Disa Norte também instalou dispensers com preservativos nos banheiros do Terminal de Integração 3 para facilitar o acesso da população ao insumo. “Quando estamos distribuindo o preservativo, algumas vezes a pessoa tem vergonha de pegar. Então, colocamos os dispensadores com preservativos nos banheiros, onde há maior privacidade, e a população pode ter acesso na quantidade que achar necessária”, informou a enfermeira.

Para a vendedora Valéria Gama, que trabalha no T3, a ação de prevenção tem importância por conscientizar as pessoas, principalmente os jovens que estão iniciando a vida sexual. “Aqui no terminal passa todo tipo de pessoa e de várias idades. Mas nem todo mundo tem consciência. É importante cuidar da própria saúde, já que não tem como saber se a outra pessoa também tem cuidado”, explicou Valéria Gama.

Mais ações

Outra ação promovida nesta sexta-feira foi realizada em uma fábrica de produtos farmacêuticos, no quilômetro 21 da rodovia AM–010 (Manaus-Itacoatiara), sob a coordenação do Disa Rural.

“A empresa conta com 900 trabalhadores e a atividade da campanha incluiu Educação em Saúde, distribuição de preservativos, vacinação contra Hepatite B e oferta de testagem rápida para sífilis, hepatites B e C, e HIV, sempre com foco na proteção contra as ISTs/HIV”, afirmou o gerente de Vigilância em Saúde do Disa Rural, Luciano Batista Barreto.

A ação contemplou a distribuição de mil preservativos masculinos e 200 femininos, realização de 37 testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatite B e C e 20 vacinas contra hepatite B aplicadas.

Além do trabalho dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Oeste, Leste e Rural, com atuação nas unidades de saúde e blitz educativa em locais de maior circulação de pessoas, a Semsa irá executar ações de prevenção nos desfiles das Escolas de Samba no Sambódromo.

Casos

No ano de 2022, o município de Manaus registrou 1.758 casos de HIV, representando aumento de 18,7% no número de novos casos em relação a 2021. A maior concentração de casos foi diagnosticada na população masculina (77,6%) e na faixa etária de 15 a 39 anos (80,4%).

O número de casos de sífilis chegou a 3.900 no ano passado, também registrando aumento (14,2%) em relação a 2021, com taxa de detecção de 173 notificações por 100.000 mil habitantes. Do total, 68,2% dos casos foram registrados na população masculina, sem considerar as mulheres gestantes, e a faixa etária de 15 a 39 anos representou 72,1% dos casos.

Na rotina de serviço durante o ano, as ações da Semsa na prevenção e controle das ISTs têm como foco a estratégia da Prevenção Combinada, que envolve diferentes abordagens de forma simultânea, como o uso do preservativo externo e interno, a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), a profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), a vacinação contra o HPV e a Hepatite B, redução de danos, terapia antirretroviral, testagem regular para diagnóstico das doenças e a prevenção da transmissão vertical, que ocorre da gestante para o bebê durante a gestação e o parto.


Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Postagens relacionadas

Corrida ‘Manaus em Movimento’ será realizada em setembro como estratégia da prefeitura para promover saúde

Jamil Maciel

Profissionais da Maternidade Moura Tapajóz participam de novo curso sobre reanimação neonatal

Jamil Maciel

Sepror apresenta medidas para combater a dengue em propriedades rurais do Amazonas

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights