O segundo e último dia do “Seminário dos Serviços Públicos Delegados de Manaus”, promovido pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), trouxe reflexões importantes sobre a evolução da regulação em serviços essenciais, como água, esgoto, iluminação pública, e mobilidade urbana, no auditório Auton Furtado, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no Centro.
A programação reuniu especialistas e gestores, reforçando o compromisso com a transparência e a participação cidadã. O encontro é alusivo aos 7 anos de atuação do órgão regulador em Manaus. O evento começou com o painel “Participação Cidadã e Transparência na Regulação dos Serviços Públicos”, com a participação dos servidores das áreas de Ouvidoria, Governança e Comunicação, apresentando o trabalho realizado pela Ageman para ampliar os mecanismos de participação cidadã e de transparência.
O presidente da Ageman, Elson Andrade, destacou que a agência tem trabalhado, continuamente, para ampliar a transparência de suas ações e estimular uma maior participação da sociedade, permitindo que os cidadãos acompanhem as atividades regulatórias nos contratos de concessão. “Estamos comprometidos em garantir que a população entenda e participe das nossas ações, assegurando que os serviços públicos sejam prestados com eficiência e qualidade”, afirmou.
Durante a programação, Sérgio Melo de Almeida, gerente da Manaus Luz, apresentou um panorama histórico sobre a iluminação pública em Manaus, desde os 46 lampiões utilizados na cidade, em meados de 1860, até os avanços mais recentes. Ele destacou que a capital conta, hoje, com 160 mil pontos de iluminação pública e possui a melhor tecnologia de LED disponível no mercado, trazendo benefícios como eficiência energética, maior durabilidade e segurança para os manauaras. “Os avanços da iluminação pública em Manaus refletem diretamente na qualidade de vida da população”, enfatizou.
No painel sobre Mobilidade Urbana, o analista de Tráfego e Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Alcy da Silva, ressaltou a importância da parceria entre o instituto e a Ageman, que tem contribuído para atender melhor os usuários e prestar contas aos órgãos de controle. Em sua apresentação, ele abordou as origens do serviço de mobilidade na cidade de São Paulo (SP), as experiências bem-sucedidas em Curitiba (PR) e Marília (SP), e destacou os impactos positivos do sistema de Zona Azul na mobilidade urbana. “A regulação desse serviço promove benefícios diretos ao cidadão, tornando o trânsito mais eficiente e organizado”, explicou.
No mesmo painel, a gerente administrativa financeira do Zona Azul, Aline Pinheiro, destacou a contribuição do serviço para o ordenamento das áreas comerciais da capital e ressaltou a atuação da Ageman, a qual vem contribuindo com sugestões de melhorias do sistema, como a implantação do Manual de Orientação ao Usuário.
Ao final do seminário, colaboradores foram homenageados pelo trabalho realizado ao longo de 7 anos na instituição e que tem contribuído com o fortalecimento e consolidação da regulação dos serviços delegados.
“Quero agradecer a todos os palestrantes, servidores e demais participantes que atenderam ao nosso convite e prestigiaram este momento de diálogo e discussões a respeito de serviços tão essenciais à população. Tenho a certeza de que saímos daqui mais reflexivos quanto à importância de buscarmos cada vez mais a melhoria na prestação dos serviços”, finalizou Elson.