O segundo episódio do podcast ‘Bora Falar de Saúde?’, produzido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estará no ar nesta sexta-feira, 14/7, abordando os cuidados com a gestação e os benefícios do acompanhamento da gravidez.
Intitulado “Pré-Natal, o Cuidado que Garante Saúde”, o programa conta com a participação da médica ginecologista e obstetra Taísa Mentges e da enfermeira Gerda Costa, especialista em obstetrícia e em saúde pública. As duas profissionais atuam na rede de atenção básica da Prefeitura de Manaus e contarão sobre suas vivências e conhecimentos no bate-papo mediado pela médica Shádia Fraxe, titular da Semsa.
O episódio estará disponível nas principais plataformas de podcast, como Spotify, Deezer e Google Podcast, e também pelo canal oficial da Semsa no Youtube (@SemsaManausOficial). Ao longo do programa, as especialistas discutem diversos aspectos relacionados ao pré-natal, como o planejamento da gravidez, a frequência das consultas e exames, os benefícios do acompanhamento profissional para a saúde da mãe e do bebê, e os riscos de uma gestação sem avaliação e monitoramento periódicos.
Shádia Fraxe explica que o “Bora Falar de Saúde?” foi lançado em junho deste ano como estratégia para ampliar e diversificar os canais utilizados pela secretaria para se comunicar com a população.
“O podcast foi criado para que a gente possa levar, para as pessoas interessadas nos temas de saúde, informações aprofundadas, mas com linguagem simples e descomplicada”. Ela destaca que os programas, coordenados pela Diretoria de Comunicação, terão, inicialmente, periodicidade mensal e que, até o final do ano, passarão a ser quinzenais. “Nossa meta é fechar o ano com 12 episódios veiculados”, informa a secretária.
Os próximos assuntos do podcast serão os riscos de reintrodução da poliomielite, aleitamento materno e tuberculose, que devem ir ao ar entre agosto e outubro.
O primeiro episódio foi lançado no dia 15 de junho, e abordou o tema da “Hanseníase, um Mal Milenar”, discutido pela médica dermatologista Rosa Corrêa e pela enfermeira Ingrid Santos, que fazem parte do Núcleo de Controle da doença na rede municipal de saúde. Elas analisaram o porquê da hanseníase, que é milenar, continua a afetar populações do mundo inteiro e abordam o estigma associado à doença, assim como sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento na rede pública de saúde.
O “Bora Falar de Saúde?” tem o formato de bate-papo, com a participação de um ou dois especialistas e duração de 30 minutos a 1 hora. Cada episódio conta com dois quadros fixos. O quadro “Espia Só” reúne curiosidades e informações históricas sobre o tema, e o “Fala, Especialista”, que permite a participação popular, por meio de perguntas para os convidados.
Fonte: SemsaFoto: Divulgação