MANAUS SAÚDE

Semsa e CMS preparam realização da II Conferência Municipal de Saúde Mental

Com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS)”, a II Conferência Municipal de Saúde Mental será realizada em Manaus nos dias 19 e 20/4.

O decreto de convocação para a conferência foi publicado na edição nº 5.315, do Diário Oficial do Município (DOM), na quinta-feira, 31/3, iniciando a mobilização para o evento que vai envolver usuários, trabalhadores e gestores do SUS, contribuindo na elaboração das políticas públicas em saúde mental, álcool e outras drogas.

Coordenada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a programação será realizada de maneira virtual, utilizando a plataforma Zoom, que poderá ser acessada pelos participantes inscritos no evento.

Conforme o presidente do CMS/Manaus, conselheiro Jorge Carneiro, a Conferência Municipal faz parte da etapa preparatória da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, prevista para ocorrer no mês de novembro.

“A conferência nacional é precedida pelas etapas municipais e estaduais, e vai reunir representantes dos usuários, trabalhadores e gestores do SUS de todo o Brasil, garantindo a participação social nos debates sobre o tema. A conferência é um instrumento que o SUS utiliza para definir as diretrizes relacionadas à política de saúde mental, quando são debatidas propostas para execução nos níveis municipal, estadual e nacional”, destaca Jorge Carneiro.

De acordo com o regulamento da II Conferência de Saúde Mental de Manaus, publicado na edição nº 5.314, do DOM do dia 30/3, serão oferecidas 400 vagas para participantes, distribuídas nas seguintes categorias: 340 vagas para delegados (25% de gestores, 25% de trabalhadores e 50% de usuários do SUS); e 60 vagas para convidados e Comissão Organizadora.

Pré-Inscrição

Podem fazer a inscrição como delegados todos os interessados em participar na II Conferência Municipal de Saúde Mental de Manaus, e que realizarem pré-inscrição, por meio de formulário eletrônico, sendo que serão submetidas à análise da Comissão de Secretaria Geral e Registro para homologação, observando determinados critérios e o número de vagas.

No caso das vagas para usuários, os critérios avaliados incluem: ser residente em Manaus; ser conselheiro municipal de saúde; ser usuário da Rede de Atenção Psicossocial; ser militante vinculado à organização, entidade ou movimento social ligado ao campo psicossocial; ser vinculado a outros movimentos sociais.

Para o trabalhador do SUS, também serão avaliados critérios como ser trabalhador da Rede de Atenção Psicossocial; trabalhador da Rede Pública de Saúde; e trabalhador da Rede Privada de Saúde. No caso das vagas para os gestores, os critérios avaliados envolvem: ser gestor da Rede de Atenção Psicossocial; gestor da Rede Pública de Saúde; e ser gestor da Rede Privada de Saúde.

O período de inscrição inicia neste sábado, 2/4, e será encerrado na quarta-feira, 6. Os interessados devem acessar o link https://forms.gle/iArskFvBnHgx6Gfq9.

Durante a conferência municipal, serão elaboradas propostas em quatro eixos temáticos: cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Fonte: Semsa

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Soluções inovadoras na área de Saúde são apresentadas à prefeitura de Manaus por comitiva de Israel

Jamil Maciel

‘Saúde com Agente’ do RS avalia como positivas as ações da Prefeitura de Manaus na atenção básica

Jamil Maciel

Associação de Deficientes Físicos recebe reforma do Governo do Amazonas

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights