Derrubada na CCJ foi por unanimidade; nem Flávio Bolsonaro teve coragem de votar contra
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal decidiu, nesta quarta-feira (24 de setembro), enterrar por unanimidade a PEC da Blindagem. O resultado de 26 votos a zero reverteu a aprovação da proposta feita pela Câmara dos Deputados em 16 de setembro.
A PEC visava garantir um escudo constitucional que impediria que deputados e senadores fossem processados criminalmente sem a autorização de suas próprias Casas Legislativas, a partir do momento em que tomassem posse.
Pressão popular e recuo de senadores
A decisão do Senado ocorre após ampla rejeição da população. Manifestações contrárias à medida foram promovidas em diversas capitais no último domingo (21).
O relator da PEC na CCJ, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), classificou a proposta como “inconstitucional” e “injurídica”.
“A sociedade brasileira grita em sentido diametralmente oposto e almeja o fim da impunidade, como as amplas manifestações públicas sinalizaram”, destacou.
Após a votação na CCJ, o presidente da Comissão, Otto Alencar (PSD-BA), informou ter feito um acordo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para que a rejeição da PEC fosse também confirmada no plenário.
Via BNC
