Funcionários da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) receberam, na manhã desta segunda-feira, 21/11, orientações em torno da prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa é alusiva à campanha “Novembro Azul”, que tem o objetivo de promover a conscientização a respeito desse tipo de câncer, que é o segundo tipo mais comum entre os homens.
A programação ocorreu na sede da Ageman, na zona Centro-Sul de Manaus e contou com a presença dos servidores e também das servidoras de diversos departamentos e diretorias da agência reguladora, os quais tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas a respeito das causas, sintomas, diagnóstico e os tipos de tratamento desse tipos de câncer.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados mais de 65 mil novos casos da doença em 2022. No Brasil, o câncer de próstata representa 29% dos diagnósticos da doença nos homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
As orientações foram repassadas pela enfermeira Sarah Raquel da Silva Pereira, convidada especialmente para o evento.
Após as explanações, Sarah respondeu aos questionamentos dos servidores. A enfermeira reforçou a necessidade dos exames de rotina, entre eles o PSA para os homens com mais de 40 anos, além da prática de hábitos saudáveis como alimentação balanceada e atividades físicas regulares.
“O conteúdo apresentado foi bem didático. O que nos proporcionou um melhor entendimento e compreensão sobre a doença”, disse o engenheiro eletricista, Alexander Batista.
Para uma das organizadoras da ação e assessora da Diretoria de Administração e Finanças da Ageman, Quézia Reis, a palestra foi bastante esclarecedora. “A participação dos servidores tirando as dúvidas ajudou muita gente a compreender melhor os sinais e os sintomas”, declarou.
“A realização da campanha ‘Novembro Azul’ na Ageman já faz parte do nosso calendário de ações anuais, a exemplo do que ocorreu com a palestra do ‘Outubro Rosa’, ‘Setembro Amarelo’, entre outras iniciativas que buscam a conscientização dos nossos servidores para os assuntos relacionados à qualidade de vida e à saúde”, explicou o diretor-presidente da Ageman, Elson Ferreira.