Estatísticas apontam que em 2023 a média de casos novos subiu no Amazonas
De janeiro a julho de 2023, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) já diagnosticou 35 novos casos de leucemia no público de 0 a 19 anos. Os indicadores apontam uma média de cinco casos mensais e um sensível aumento em relação a 2022, quando a média foi de quatro novos pacientes por mês.
Os dados não são alarmantes, mas acendem um alerta neste Setembro Dourado para a importância do diagnóstico precoce, segundo avaliou a diretora clínica do Hemoam, a hematologista pediatra Cinthia Albuquerque.
“Precisamos falar dos sintomas e reforçar que o câncer tem cura, e a melhor chance está no diagnóstico precoce”, destacou a especialista, ao citar que a Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) é o câncer mais comum no público infantojuvenil.
Segundo pesquisa realizada pelo Hemoam, pelo menos 68,45% dos casos de LLA ocorre em indivíduos de 0 a 19 anos. “A LLA é, dentro do grupo das leucemias, o câncer com maior taxa de cura e o diagnóstico é decisivo para elevar as chances para até 85%”, reforçou Cinthia.
Diagnóstico Precoce
O diagnóstico precoce compreende o tempo entre a aparição dos sintomas, o diagnóstico e o início do tratamento.
Além de aumentar as chances de cura do paciente, esse cuidado representa, na maioria das vezes, menos tempo de tratamento e menos custos. “Quando o caso é confirmado, nosso protocolo é iniciar em até 24 horas o tratamento desse paciente“, informou a pediatra.
Alguns sintomas requerem avaliação de um médico: anemia persistente, manchas na pele de causa desconhecida, febre persistente, aumento da região abdominal, palidez e indisposição. “Um simples hemograma pode indicar se há alterações nas plaquetas e levantar a suspeita de uma leucemia”, completou.
O Hemoam é referência no diagnóstico e tratamento das leucemias. Atualmente a fundação acompanha mais de 160 casos de câncer em pacientes infantojuvenis. Mais de 80% correspondem a LLA e o restante se divide entre Leucemia Mieloide Aguda, linfoma e Leucemia Mieloide Crônica.
Setembro Dourado
A campanha Setembro Dourado tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a detecção precoce dos tumores infantojuvenis.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes brasileiros. O número de casos novos estimado para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 7.930 casos.
O Hemoam e o Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) preparam uma programação especial para o dia 18 de setembro, em alusão ao Setembro Dourado. Na ocasião, haverá uma blitz na área externa do Hemoam e nas dependências do órgão e o Sino da Cura, que simboliza a alta de pessoas em tratamento oncológico.
Fonte: Hemoam
Foto: Divulgação