AMAZONAS BRASIL ECONOMIA

Suframa sedia assinatura de criação da Câmara de Comércio Argentina-Amazonas

Foi assinado, nesta terça-feira (21), no auditório da Suframa, acordo de cooperação para a criação da Câmara de Comércio Argentina–Amazonas (Cabam). Conforme o documento, o objetivo do acordo é a promoção comercial de bens, serviços, turismo e agronegócio entre o setor produtivo do Amazonas e a República Argentina. Os signatários do acordo foram o embaixador da Argentina, Daniel Osvaldo Scioli, o presidente da Federação do Comercio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota, o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado do Amazonas (Sincadam), Enock Alves, e presidente do Sindicato do Comércio Varejista no Estado do Amazonas (Sindvarejista), Teófilo Silva Neto. 


Na solenidade da criação da Cabam, o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, contextualizou historicamente a instituição da Zona Franca de Manaus (ZFM), destacando os momentos em que o comércio era a principal matriz econômica, até os anos 90, a passagem do topo para a indústria e os resultados socioeconômicos para a região, bem como delineou os próximos passos estratégicos do modelo. “Nossa ênfase é o fortalecimento da bioeconomia, com o aproveitamento da biodiversidade, transformada em produtos industrializados de alto valor agregado e também o espraiamento para todos os rincões da Amazônia, da riqueza e do desenvolvimento gerado pela Zona Franca de Manaus”, ressaltou o general.


O embaixador da Argentina, Daniel Osvaldo Scioli, pontuou que a Câmara de Comércio Argentina–Amazonas é a 14ª câmara de comércio bilateral assinada pela embaixada com um Estado brasileiro e frisou que, após a instalação em Goiás, o comércio entre o Estado do Centro-Oeste brasileiro e a Argentina teve incremento de 600%. “Em 2020, a balança comercial entre Amazonas e Argentina atingiu o volume de US$ 162 milhões, o que demonstra que há muito espaço para crescer”, salientou, recordando que há 27 anos existe um acordo entre a ZFM e Zona Franca da Tierra del Fuego. O diplomata, que está no cargo desde agosto de 2020, também celebrou a incorporação, em Manaus, da Reck Aduaneiras e do Grupo Aduana ao Programa de Redução de Custos Logísticos, pelo qual há concessão de descontos tarifários a operadores logísticos e de comércio exterior de ambos os países.


Com a criação da Cabam, cada partícipe se compromete a promover de forma sistemática e contínua a troca de oportunidades de parcerias internacionais e de serviços, no comércio, no turismo, no agronegócio e no transporte rodoviário de cargas e logística e na captação de investimento, no âmbito de seus respectivos ramos de atividade. Além disso, será criado um “Plano de Trabalho Anual” num prazo máximo de 90 dias a partir da data da assinatura do acordo.

Postagens relacionadas

Prefeitura obtém conclusão do licenciamento do parque Encontro das Águas junto ao Iphan

Paulo Apurina

Sine Manaus oferta 518 vagas de emprego nesta sexta-feira, 13/9

Paulo Apurina

Governo do Amazonas apoia realização da 35ª Exposição Agropecuária de Parintins

amazonaspix@gmail.com
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights