A estimativa de projetos dependerá das áreas disponibilizadas para implantação de novos empreendimentos e captação de recursos junto aos agentes financeiros
Prédios abandonados no Centro, zona sul de Manaus, estão entre as alternativas em estudo para novos projetos habitacionais em Manaus, segundo a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab). Na avaliação de custo-benefício, a região vem despontando por ter boa infraestrutura urbana e proximidade com escolas e unidades de saúde.
No início do ano, a Suhab firmou convênio com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para discutir projetos habitacionais para a capital amazonense e uma das possibilidades foi a chamada re-habitação do Centro.
O modelo já vem sendo seguido na cidade de São Paulo, com êxito. Denominado de Requalifica Centro, o projeto de São Paulo oferece incentivos fiscais e edilícios para estimular que a iniciativa privada
O Programa Requalifica Centro da Prefeitura de São Paulo tem sido um importante aliado da iniciativa privada para a promoção da vida no Centro. A medida estabelece incentivos fiscais e edilícios para estimular a participação da iniciativa privada, reformando os locais para oferecer a preços populares.
Soluções de Moradia
A Suhab não deu detalhes das ideias em estudo para Manaus, mas enfatizou que os estudos para viabilidade estão em andamento e que a trabalha-se com a possibilidade de implantação de projetos habitacionais com recursos federais e agentes financeiros.
Além da construção de unidades habitacionais, a busca por soluções para o problema de moradia também vem ocorrendo com a regularização fundiária de lotes urbanizados. As ações estão concentradas em Manaus e em Parintins.
Na semana passada, o governador esteve na cidade assinando a desapropriação do lote onde se consolidou o bairro Paschoal Allágio. Mais de quatro mil famílias da localidade viviam sob risco de terem de deixar suas casas.
Conjunto na Cidade Nova
O conjunto habitacional Ozias Monteiro II, localizado na Avenida Noel Nutels, Cidade Nova, zona Norte de Manaus, é um dos projetos em construção, atualmente, pelo Governo do Estado. São 192 unidades habitacionais que devem ser entregues no primeiro semestre deste ano.
Os investimentos somam R$ 13 milhões do Governo do Estado.
No Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamin+), administrado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), há dois conjuntos habitacionais em construção.
Um com 32 apartamentos na Avenida General Rodrigo Otávio, no Japiim, em fase final de obras. E a outra com 72 apartamentos no bairro Cachoeirinha, em início de construção.
FONTE: Real Time 1
