MANAUS

Suhab e Implurb alinham agenda de trabalho com foco em projetos habitacionais e construção verde

Governo do Estado pretende ampliar novos projetos habitacionais na capital e interior

Avançando na proposta do Governo do Estado de promover novos projetos habitacionais no Amazonas, a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Manaus (Implurb), alinharam a agenda de trabalho para 2023, focando nos debates sobre novos empreendimentos habitacionais voltados para a capital e para todo o estado, e também na construção verde.

Os estudos que serão realizados pelas equipes do município e do Estado, por meio da cooperação técnica, vão auxiliar na entrega dos novos projetos que o Governo do Amazonas pretende implementar na capital e no interior na área da habitação.

O diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, ressaltou a importância da parceria e troca de conhecimentos técnicos. “Juntos podemos somar esforços e realizar a entrega de novas habitações, que é o sonho daquelas pessoas que mais precisam há anos. Então tivemos essa reunião com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que foi o primeiro contato, e agora vamos trabalhar na entrega do projeto”, explicou.

A Suhab e o Implurb firmaram, em 2022, um termo de cooperação para alinhar a regularização fundiária e urbana de vários conjuntos e residenciais edificados há décadas no Amazonas. Após essa reunião, as ações em parceria serão ampliadas neste ano para programas na área da habitação por meio de uma carta consulta.

A parceria vai contribuir no avanço dos projetos habitacionais, segundo o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

“Nós alinhamos e esboçamos alguns programas que serão encaminhados pelo doutor Jivago para discussão e alinhamento. Será formulada a carta de intenção da Prefeitura de Manaus para nós entrarmos com uma série de complementações na área de licenciamento, empreendimentos com certificação verde, que agregaria valor e que traz conceito ambiental à nova modulação de habitação”, disse.

A reunião entre as equipes da Suhab e Implurb ocorreu na quinta-feira (02/02), na sede da Superintendência, na avenida Efigênio Salles, bairro Aleixo. Estiveram presentes o diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, o ex-gestor do Implurb, Cláudio Guenka, e o coordenador do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de Habitação, Diego Arcia, além da equipe do Departamento Técnico (Ditec).

Eixos
Neste ano, o foco será o desenvolvimento de programas habitacionais para Manaus e para todo o estado, incluindo eixos como re-habitação do Centro de Manaus; plano de habitação geral para Manaus e Região Metropolitana; e plano de produção de lotes urbanizados nos municípios do Amazonas.

A parceria entre os órgãos iniciou com o termo de cooperação com o objetivo de alinhar a regularização fundiária e urbana de vários conjuntos e residenciais edificados há décadas no Amazonas. Com isso, na zona norte de Manaus, foram regularizadas 412 unidades habitacionais do Conjunto Habitacional Renato Souza Pinto e mais de 9 mil unidades do Conjunto Habitacional Nova Cidade.

FOTOS: Divulgação/Suhab

Postagens relacionadas

Consulta do benefício da gratuidade do transporte está disponível no portal do estudante

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus supera 2,1 mil certidões de endereço emitidas em 2022

Vilhena

Prefeitura divulga resultado preliminar do edital de apoio financeiro às escolas de samba de Manaus

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights