EDUCAÇÃO

UEA e Ufam realizam I Jornada Interinstitucional de Tradução e Interpretação de Libras

Encontro é a primeira reunião do colegiado do semestre 2022/2

A Coordenação de Políticas para a Pessoa Surda (Copps), vinculada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e a Coordenação de Tradução (CTRAD) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizarão, nos dias 25 e 26/01, a I Jornada Interinstitucional de Tradução e Interpretação de Libras – Língua Portuguesa UEA-Ufam (I JITILSP UEA-Ufam), na Sala de treinamento da Progesp – Setor Norte – Reitoria – Ufam e no auditório da Escola Normal Superior (ENS/UEA), localizado no Shopping dos Carros, na avenida Djalma Batista.

O evento tem como finalidade ofertar formação para os profissionais tradutores e intérpretes de Libras – Português das duas instituições, bem como para toda a comunidade surda que tem interesse em aprofundar seus conhecimentos nas áreas de tradução e interpretação. Para a jornada foi convidado o Me. Jonatas Medeiros, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tradutor e intérprete de Libras – Português.

Sobre a Jornada – O coordenador do evento que representa a CTRAD/Ufam, Joabe Barbosa, diz que a jornada, além de fomentar a formação aos Tradutores e intérpretes de Libras – Português como forma de atualização profissional, contribui para dar visibilidade institucional a esses profissionais. “E também valoriza a qualificação para melhor promoção de serviços, levando em consideração a qualidade interpretativa e tradutória”, pontuou.

O coordenador da Copps/UEA, Prof. Me. Marcos Roberto dos Santos, enxerga a união entre as duas instituições universitárias de grande impacto no Amazonas. “Isso resulta em uma ação muito benéfica para a classe dos tradutores e intérpretes de Libras do Estado no quesito de formação profissional. É momento de estarmos unidos para fortalecermos as políticas linguísticas de acesso e permanência para acadêmicos surdos da UEA e da Ufam, bem como o acesso ao ensino básico de qualidade. E tudo isso implica, também, em investimentos para a qualificação dos intérpretes de Libras”, ressaltou.

O I JITILSP UEA-Ufam será transmitido pelo Centro de Mídias da UEA para os Centros de Estudos Superiores dos municípios de Parintins, Tabatinga e Tefé. Os organizadores ressaltam que a língua oficial do evento será Libras. Logo, não haverá interpretação para a Língua Portuguesa.

Confira a programação:


25/01/2023
Workshop: Laboratório de interpretação Libras e Língua Portuguesa
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Local: Sala de treinamento da Progesp – Setor Norte – Reitoria – Ufam
Ministrante: Me. Jonatas Medeiros
Público-alvo: Profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras – Português da UEA e Ufam

26/01/2023
Palestra: Interpretação, Tradução e Performance nos Estudos da Tradução: Um olhar histórico para leituras atuais
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório da Escola Normal Superior (ENS/UEA) – Localizado no Shopping dos Carros, na avenida Djalma Batista
Ministrante: Me. Jonatas Medeiros
Público-alvo: Comunidade surda em geral

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus divulga selecionados para o 2º ciclo do programa ‘Salto: Aceleradora de MEIs’

Jamil Maciel

Creas Norte sedia audiências de análise processual de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus convoca pedagogos aprovados no PSS para atuarem nas escolas da rede municipal de ensino

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights