AMAZONAS EDUCAÇÃO SAÚDE

UEA, em parceria com a FMT-HVD, promove o 1º Simpósio Internacional de Medicina Tropical

Evento iniciou na manhã desta segunda-feira (20/10) e segue até quarta-feira (22/10) no Hotel Intercity

Com foco em debater os desafios e avanços na saúde tropical, sociedade e mudanças climáticas, o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em convênio com a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), abriu, na manhã desta segunda-feira (20/10), o 1º Simpósio Internacional de Medicina Tropical.

O simpósio, que segue até 22 de outubro, reúne estudantes de pós-graduação, médicos, enfermeiros, epidemiologistas, biólogos, pesquisadores nacionais e internacionais, com o objetivo de promover discussões científicas e apresentar os projetos desenvolvidos pelos doutorandos do PPGMT, colaborando com avanços no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças tropicais e infecciosas.

Durante três dias, os participantes poderão acompanhar mesas-redondas, palestras e apresentações científicas, em um espaço de intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores da Amazônia e de instituições do Brasil e do exterior.

Para a coordenadora do PPGMT da UEA/FMT-HVD, Gisely Cardoso de Melo, o simpósio, que também funciona como um seminário de acompanhamento e avaliação de pesquisas, é uma oportunidade valiosa para fortalecer a produção científica local e o aprendizado dos pós-graduandos. “É um evento de grande importância, principalmente para os alunos da pós-graduação, porque eles têm a oportunidade de ter contato com pesquisadores, tanto nacionais quanto internacionais, para poder avaliar seus projetos e melhorar a qualidade deles. Assim, futuramente, podem alcançar boas publicações e gerar impacto científico para a sociedade”, destacou a docente.

Fotos: Divulgação/UEA

Entre as apresentações do primeiro dia, uma das que despertou interesse foi a da doutoranda Amanda França Silva Aguiar, com o tema “Farmacocinética da rifampicina, isoniazida e pirazinamida administrada através de comprimidos dose fixa combinada dispersíveis em pacientes com tuberculose admitidos em unidade de terapia intensiva”. A pesquisa analisa novas formas de tratamento da tuberculose em pacientes graves que utilizam sonda nasoenteral.

“A gente tem uma proposta de usar a medicação que é utilizada hoje na pediatria, que é dispersível, como tratamento de pacientes em UTI. Poder apresentar esse trabalho aqui, nesse evento, é fantástico”, afirmou Amanda.

O 1º Simpósio Internacional de Medicina Tropical é amparado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O evento também é financiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex/UEA), via Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Eventos (Padev).

De acordo com o pesquisador e também coordenador do evento, Felipe Murta, o simpósio tem papel essencial na integração entre pesquisadores e na valorização da ciência produzida na Amazônia.

“O evento tem um importante aporte da Fapeam, que nos ajudou a organizar, trazer colaboradores internacionais e oferecer aos nossos doutorandos a oportunidade de dialogar e receber feedbacks de pesquisadores do Brasil e do mundo. É uma chance de fortalecer a nossa ciência regional”, destacou Murta.

Ele também ressaltou o papel do simpósio na visibilidade da produção científica amazônica.

“Esses eventos nos ajudam a mostrar a ciência que fazemos aqui. Sabemos da desigualdade regional na produção científica entre o Norte e o Sudeste, mas temos mostrado que fazemos ciência de alta qualidade na Amazônia”, afirmou.

O simpósio segue com programação até a próxima quarta-feira (22/10), com palestras, debates e apresentações que abordam temas como malária, HIV, tuberculose, arboviroses, acidentes com animais peçonhentos e os impactos das mudanças climáticas na saúde pública.

Via Agência Amazonas

Fotos: Divulgação/UEA

Postagens relacionadas

Direto ao Ponto Pesquisas: David e Cidade crescem, enquanto Amom e Alberto Neto caem

Paulo Apurina

AÇÃO – Atividades do ‘Consultório na Rua’ da prefeitura são apresentadas aos conselheiros municipais de saúde

Vilhena

Bumbódromo recebe visitantes para conhecer os bastidores do 56º Festival Folclórico de Parintins 

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights