AMAZONAS EDUCAÇÃO

UEA lidera construção do primeiro plano de bacia hidrográfica do Amazonas

Plano de preservação contará com uma equipe de professores e pesquisadores durante os próximos 18 meses

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deu mais um passo decisivo para o fortalecimento da gestão ambiental no estado. Na manhã desta quinta-feira (5/6), a UEA assinou um convênio com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) para a construção do primeiro plano de bacia hidrográfica do Amazonas. A ação foi possibilitada pelo Governo do Estado do Amazonas e contou com a assinatura do governador Wilson Lima; do reitor da UEA, Prof. Dr. Zogahib; e do secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira.

O projeto será conduzido pela UEA, por meio do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (ProfÁgua), com uma equipe de professores, pesquisadores e técnicos da área ambiental. O plano de bacia será um instrumento de planejamento e ordenamento, com foco na conservação da água, no uso racional dos recursos e na organização do território, considerando os múltiplos usos da bacia do Tarumã que, hoje, abriga moradias, atividades turísticas, áreas de lazer e uma concentração estimada de mil flutuantes.

Durante os próximos 18 meses, a equipe será responsável por conduzir um processo técnico e participativo, que incluirá diagnóstico ambiental, análises físico-químicas da água, audiências públicas e a construção de prognósticos. A ideia é que o plano reflita, além das condições ambientais da bacia, também as necessidades sociais e econômicas das comunidades locais, o que reflete, diretamente, a população da capital Manaus.

O governador Wilson Lima ressaltou que o plano é não só de proteção ambiental mas, também, de justiça social.

“Isso tudo é importante para que a gente possa avançar na sustentabilidade. Quando a gente fala de preservação são, também, ações que precisam ser feitas nos municípios, nas comunidades. O meu olhar vai muito mais adiante. É um olhar que vem do interior da Amazônia, é um olhar pragmático de quem busca uma forma de melhorar”, disse.

O reitor da UEA reforçou o papel da universidade na produção de conhecimento aplicado às políticas públicas. “O plano de bacia do Tarumã-Açu será o primeiro do país efetivamente implementado. Isso mostra a confiança do estado na ciência, na pesquisa e no trabalho sério da nossa universidade. Quero agradecer imensamente ao nosso governador Wilson Lima e aos nossos professores e pesquisadores que planejam isso há tanto tempo”, declarou.

Durante a cerimônia de assinatura, o Prof. Dr. Carlossandro Albuquerque, coordenador do ProfÁgua e idealizador do plano, destacou a importância da iniciativa. “Esse plano é, na prática, um plano diretor da bacia. Ele vai orientar o uso da água, a distribuição dos flutuantes, a ocupação das margens, tudo com o objetivo de garantir qualidade de vida e preservar os recursos naturais”, afirmou.

Postagens relacionadas

Conselho Municipal de Cultura republicará o resultado preliminar dos editais da Pnab-Manaus

Paulo Apurina

Crimes cibernéticos e  combate à violência contra a mulher são temas de Projetos de Lei em tramitação na Aleam

Paulo Apurina

Presidente Roberto Cidade recebe do reitor da UEA, André Zogahib, minuta de projeto que restabelece percentual de vagas para estudantes do Amazonas

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights