AMAZONAS MANAUS SAÚDE

Unidades móveis da prefeitura atendem usuárias das zonas Leste e Sul em novos locais na segunda, 23/6

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, vão receber as usuárias das zonas Leste e Sul em novos endereços, a partir da segunda-feira, 23/6. Gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o serviço móvel, voltado exclusivamente para a população feminina, prossegue com o atendimento nos mesmos locais atuais, nas zonas Norte, Oeste e rural do município.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher cumprem o papel essencial de facilitar o acesso aos serviços e procedimentos da Atenção Primária à Saúde (APS) para moradoras de áreas de vulnerabilidade social e vazios assistenciais.

>> Siga o canal do AM PIX no WhatsApp

“São essas mulheres, que vivem em localidades mais distantes da rede municipal, as que mais precisam dos serviços da atenção primária. E as unidades móveis preenchem essa lacuna, circulando nas áreas mais carentes e atendendo em cada local por em torno de 15 dias”, assinala a secretária.

Shádia relata que as estruturas móveis contam com equipamentos e pessoal capacitado para a oferta dos serviços e procedimentos da APS, além de exames especializados de ultrassonografia e mamografias. “Com esse serviço, além do acesso à saúde, a Semsa buscou reforçar o rastreio e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, que são os mais incidentes entre as mulheres na região Norte”, explica.

O serviço itinerante, informa a secretária, iniciou as operações em julho de 2023, contando com três equipamentos móveis para atender as zonas distritais de saúde Norte, Leste e Oeste do município. Em abril do ano passado, com duas novas unidades, passou a atender também as moradoras das zonas Sul e rural.

Endereços

A partir da segunda-feira, 23/6, o serviço itinerante da Semsa passa a receber as moradoras da zona Leste na rua Walter Reis, na comunidade João Paulo, no bairro Jorge Teixeira, com previsão de permanência no local até o dia 4 de julho. Por sua vez, a estrutura que atende a zona Sul ficará posicionada na rua Antônio dos Passos de Miranda, 313, bairro São Francisco, seguindo no endereço até 11 de julho.

A unidade móvel da zona Norte mantém funcionamento na rua Itaeté, ao lado do Chapéu de Palha Boas Novas, no bairro Cidade Nova. Na Oeste, o serviço segue na rua 27 de Novembro, s/nº, próximo ao 8º Distrito Integrado de Polícia (DIP) – CPA Oeste, na Compensa.

E, na zona rural, o atendimento continua na rua Imbu, em frente ao Cmei Ismail Aziz, na comunidade de mesmo nome do Tarumã-Açu. A previsão de atendimento nesses locais é até a sexta-feira, 27/6.

Serviços e funcionamento

Os serviços e procedimentos ofertados nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher incluem consultas médicas e de enfermagem, mamografia, atendimento pré-natal, coleta e exame preventivo, exames diversos de ultrassom, planejamento familiar, testes rápidos para detecção de gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e dispensação de medicamentos.

O atendimento nas estruturas itinerantes ocorre de segunda a sexta-feira, em dias úteis, inclusive nos pontos facultativos da administração municipal, sempre das 7h às 17h.

As usuárias em busca do serviço podem se dirigir a qualquer uma das unidades, munidas de documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Confira os locais e datas de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Semsa

Zona Norte

Rua Itaeté, ao lado do Chapéu de Palha Boas Novas – Cidade Nova

De 9 a 27/6

Zona Leste

Rua Walter Reis, comunidade João Paulo – Jorge Teixeira

De 23/6 a 4/7

Zona Oeste

Rua 27 de Novembro, s/n, próximo ao 8º DIP/CPA Oeste – Compensa

De 9 a 27/6

Zona Sul

Rua Antônio dos Passos de Miranda, 313 – São Francisco

De 23/6 a 11/7

Zona Rural

Rua Imbu, s/n, comunidade Ismail Aziz, em frente ao Cmei Ismail Aziz – Tarumã-Açu

De 16 a 27/6

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Foto – Divulgação / Semcom

Postagens relacionadas

O Haras Nilton Lins esclarece que foram a óbito três cavalos em nosso haras, em decorrência de um possível contato com uma toxina

Paulo Apurina

Polícia Civil divulga imagem de seis pessoas que desapareceram em Manaus

Paulo Apurina

Caso Debora: Juiz da 2.ª Vara do Tribunal do Júri decide que Gil Romero e José Nilson vão a júri popular

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights