POLÍTICA

Vice-governador Tadeu de Souza destaca fortalecimento do setor primário em visita à Adaf, ADS e Idam

Objetivo da visita foi estabelecer contato direto com os órgãos visando o fortalecimento de políticas públicas

O vice-governador Tadeu de Souza esteve, nesta segunda-feira (20/03), nas instituições integrantes do Sistema Sepror para conhecer os programas executados e os projetos planejados para 2023. Nas sedes da Agência de Defesa Agropecuária do Amazonas (Adaf), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Tadeu de Souza destacou a importância da articulação para propor soluções e fortalecer o segmento.


Durante a visita à sede da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), a diretora-presidente Michelle Bessa e a equipe técnica da instituição apresentaram os programas executados, como a Subvenção Econômica, Doação Onerosa, as Feiras de Produtos Regionais, o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), o Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), o Programa de Assistência Familiar (PAF) e Balcão de Agronegócios, que, além de garantirem a geração de renda ao produtor rural da capital e interior, também estão comprometidas com a sustentabilidade.


“A ADS atua nas diversas cadeias produtivas com a missão de favorecer os produtores, associações e cooperativas nas negociações com o mercado consumidor. Ficamos muito honrados com a presença do vice-governador e, com isso, pudemos apresentar a dinâmica do dia a dia e a nossa estrutura, não só física, mas também orçamentária e de recursos humanos”, disse a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa.

Visita ao Idam
Em reunião no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), o diretor-presidente Daniel Borges apresentou ao vice-governador a estrutura do instituto, presente em todos os municípios do estado, formado por 67 Unidades Locais e mais seis Postos Avançados de Atendimento, que visam descentralizar o atendimento e facilitar o acesso dos produtores aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), tais como: emissão de Cartão do Produtor Primário (CPP), Declaração de Aptidão ao Pronaf-DAP, Cartão Ambiental Rural, entre outros.


Em 2022, o Idam beneficiou 55.501 agricultores familiares e produtores rurais; 3.523 comunidades rurais tradicionais; 519 comunidades indígenas. No apoio à inclusão social e produtiva, foram emitidas 2.367 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), objetivando o acesso a linhas de crédito; 23.173 Cartões do Produtor Primário (CPP); 820 inscrições e 1.563 retificações de Cadastro Ambiental Rural (CAR), além dos projetos de regularização ambiental: Programa Paisagens Sustentáveis, Amazonas Mais Verde e Projecar – Projeto de Implementação do Cadastro Ambiental Rural.
“Em todo o estado, nós podemos constatar a importância do Idam para o desenvolvimento das atividades. Ter uma assistência técnica presente e constante é fundamental para a vida do produtor. Ao visitar o sul do Amazonas, neste mês, vimos o caso de um produtor que, antes do Idam, não sabia o que era reflorestar, mas hoje implantou cinco hectares de produção. Nós desempenhamos esse papel de orientação e assessoria e os produtores enxergam o Idam como parceiro”, ressaltou Daniel Borges.

Defesa Agropecuária
O vice-governador Tadeu de Souza dedicou a tarde à Adaf. Ele foi recebido pelo diretor-presidente da agência, José Omena, juntamente com a equipe técnica. A gerente de Defesa Animal, Graziele Domingues, explicou o atual status sanitário do rebanho do Estado e os desafios para tornar todo o Amazonas “livre de aftosa sem vacinação”. Atualmente, apenas 13 municípios do Sul do Estado possuem esse status.
Sivandro Campos, gerente de Defesa Vegetal, detalhou as atividades relacionadas ao controle e prevenção de pragas. Ele ressaltou o fato de que o Estado funciona como “zona tampão”, protegendo as demais regiões. Um exemplo é o controle da monilíase no Alto Solimões, praga que ataca cacau e cupuaçu. O gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Emílio Afonso, discorreu sobre a importância da certificação para empreendimentos locais alcançarem novos mercados.
No encontro, a Adaf expôs a necessidade de contratação de pessoal para fortalecer as atividades da autarquia, como o Plano de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa) e combate a pragas.


Tadeu de Souza explicou que o objetivo da visita é traçar um diagnóstico das instituições do Sistema Sepror para priorizar ações, identificar gargalos, compartilhar informações e ajudar a fortalecer os órgãos e políticas públicas visando à sustentabilidade.

Fotos: Ricardo Machado

Postagens relacionadas

Presidente Roberto Cidade alerta para sofrimento da população do Sul do Amazonas, com a inundação da BR-230 e cobra atuação imediata do DNIT

Paulo Apurina

Prefeitura de Manacapuru suspende sorteio de motos para o aniversário da cidade após representação do MPAM

Paulo Apurina

Com apoio da Prefeitura de Manaus, Angelynne Victória brilha no Campeonato Brasileiro de Águas Abertas

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights