CULTURA

Virtude: SSP-AM lança operação de combate aos crimes contra pessoa idosa no Teatro Amazonas

O lançamento contou com espetáculo teatral da FUnATI

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), lançou, na noite desta segunda-feira (02/10), a operação Virtude 2023, de combate aos crimes contra a pessoa idosa no Estado. O lançamento foi realizado no Teatro Amazonas, onde em seguida, foi apresentado o espetáculo “Estórias que meu pai contou”, apresentado pelo grupo de teatro Renascer Izael Tavares, da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa.

A operação Virtude é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Amazonas, a ação tem a coordenação da SSP-AM com o apoio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), Polícia Militar (PMAM), com demais secretarias do Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, entidades e órgãos parceiros.

A delegada da DECCI, Andréia Nascimento, destacou que durante todo o período da operação, as equipes da unidade estarão empenhadas no fortalecimento do combate aos crimes contra a pessoa idosa. Mas além das medidas repressivas, estará atuando em conjunto com demais órgãos envolvidos nas ações educativas.

“Nosso objetivo é combater todo e qualquer tipo de crime praticado contra a pessoa idosa. Mas também é trabalhar as questões preventiva e educativa e, para isso, tivemos o apoio de toda a rede de proteção da Pessoa Idosa do Amazonas, que é referência nacional por conta desse trabalho em rede”, afirmou Nascimento.

A secretária Jussara Pedrosa, titular da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), destaca que a Secretaria Executiva Adjunta da Pessoa Idosa (Seadpi) trabalha integrada com a Polícia Civil no acompanhamento dos casos, visitas domiciliares e atendimentos psicológicos.

“A Sejusc atua de forma pedagógica. Então, ela faz as visitas sempre junto da Delegacia do Idoso. Nós temos o Centro Integrado de Proteção da Pessoa Idosa e descentralizamos esse serviço, que agora está na zona norte, na zona sul. Então, sempre ao lado da rede de proteção, nós buscamos dar toda a assistência social e encaminhamento psicológico”, frisou a secretária.

Espetáculo

Sob a coordenação da professora de teatro Lilian Machado, o espetáculo apresentado no palco do Teatro Amazonas é formado por pessoas idosas. O enredo mostra, com bom humor, a relação do ribeirinho com os rios e matas, mesclando o lúdico com a realidade dos atores. O elenco principal é formado por acadêmicos da FUnATI.

“Nosso trabalho é integrar todos os órgãos para termos um hoje bom e um amanhã melhor ainda”, disse o vice-reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Cláudio Chaves.

Fonte: SSP-AM

Foto: Carlos Soares

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus apresenta agenda de reuniões públicas do plano municipal de cultura 2022

Jamil Maciel

Obras da segunda etapa do parque Gigantes da Floresta avançam nesta segunda-feira, 9/9

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus avança na matriz de responsabilidade e estudos de novas etapas do ‘Nosso Centro’

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights