AMAZONAS

Wilson Lima anuncia que iluminação pública em LED chega a Itacoatiara nesta semana, com início da implantação do Ilumina+ Amazonas na cidade

O governador Wilson Lima acompanhou, nesta segunda-feira (30/05), a preparação dos equipamentos que vão substituir toda a iluminação pública convencional antiga por luminárias modernas de LED no município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Até o fim do ano o programa Ilumina+ Amazonas, que é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), chegará a 26 municípios.

Em Itacoatiara serão substituídos 5.850 pontos de iluminação pública. Nesta segunda-feira, o material será embarcado em uma balsa com destino ao município. A previsão é que as instalações comecem na próxima quarta-feira (01/06).

“Essa é uma tecnologia muito importante porque economiza em até 60% o consumo de energia elétrica e produz maior luminosidade. É uma sensação maior de segurança, os vendedores ambulantes podem ficar na rua até mais tarde e o nosso objetivo é levar para todos os municípios, que todos possam ter acesso a essa tecnologia e a uma iluminação de qualidade”, ressaltou Wilson Lima.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, os próximos municípios a receber os serviços são Barreirinha e Rio Preto da Eva, no mês de junho.

Em Tefé, já foram implantados cerca de 2 mil pontos até a semana passada, o que corresponde a mais de 70% dos serviços e em Parintins o último balanço somava 2.438 pontos substituídos, o equivalente a cerca de 42%.

Os dois municípios foram os primeiros a receber o programa que, por determinação do governador Wilson Lima, ampliou o número de cidades beneficiadas, de 20 para 26, incluindo Maués onde o Estado executou um projeto piloto por meio do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués).

Foram incluídos também os municípios do baixo Amazonas: Barreirinha, Boa Vista do Ramos Nhamundá e Uricurituba. O município de Novo Airão, na Região Metropolitana de Manaus, que seria feito por convênio, agora também será por execução direta da UGPE, através do Ilumina+ Amazonas.

“Vamos atender os municípios mais populosos. O programa visa modernizar e padronizar o sistema tirando as lâmpadas mistas de mercúrio ou vapor de sódio é que consomem muita energia”, disse Marcellus.

O Governo, por meio da UGPE, também firmou convênio com as prefeituras de Atalaia do Norte e Alvarães, repassando recursos para que os próprios municípios realizem a substituição da iluminação pública.

Benefícios – Além da luminária de LED economizar em até 60% o custo com a energia elétrica, tem maior eficiência, ou seja, ilumina mais com menos consumo, além de contribuir com a segurança das cidades.

Também contribui com o meio ambiente, tendo em vista que no interior do estado há muitas termelétricas, nas quais o óleo diesel é utilizado e, com as luminárias públicas de LED, o consumo do combustível irá reduzir.

Fotos: Bruno Zanardo/Secom

Postagens relacionadas

Vencedores da maratona ‘Manaus Visão Hack 2021’ entregam soluções tecnológicas após mentorias

Jamil Maciel

Unidades Móveis de Saúde da Mulher da prefeitura atendem em novos endereços

Paulo Apurina

Governador do Amazonas amplia em 142% orçamento para políticas públicas Indígenas

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights