AMAZONAS

Wilson Lima e ministra Cristiane Britto assinam Pacto Nacional para Redução da Letalidade Infanto-juvenil no Amazonas

O governador do Amazonas, Wilson Lima, e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, assinaram, nesta quarta-feira (13/04), o Pacto Nacional para Redução da Letalidade Infanto-juvenil no Amazonas. O objetivo é promover a prevenção e o enfrentamento da violência letal contra crianças, adolescentes e jovens.

Ao lado da ministra, Wilson Lima também participou do encerramento da capacitação do programa Criança Protegida, no Centro de Convenções Vasco Vasques 2, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

“A gente tem trabalhado e alinhado as nossas políticas públicas do estado do Amazonas com o Governo Federal e também com as prefeituras do interior. Tenho integrado todas as secretarias para que a gente possa avançar nessas políticas de proteção à criança e ao adolescente. A vinda da ministra hoje é mais uma prova desse olhar diferenciado do Governo Federal para o estado do Amazonas”, ressaltou Wilson Lima.

O pacto consiste em uma união de esforços e articulações entre o Governo Federal, os estados, o Distrito Federal e os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescentes (SGD).

“O estado do Amazonas sai na frente aderindo a esse pacto. A gente tem o selo, que a gente vai entregar para os estados. Quem vai receber, por exemplo, o selo diamante são os estados que comprovadamente tiverem redução de mortalidade letal com indicadores. Vamos lá juntos, vamos fortalecer essa rede, vamos salvar nossas crianças”, acrescentou a ministra Cristiane Britto.

Criança Protegida – O governador e a ministra também participaram do encerramento da capacitação do programa Criança Protegida, que será implementado na capital e interior, para fortalecer agentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescentes (SGD) e gestores estaduais e municipais.

O programa é uma parceria com o Governo Federal, via Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O objetivo é garantir uma atuação com agilidade, assertividade e eficácia no atendimento dos casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes.

O Governo do Estado capacitou, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), mais de 800 pessoas que atuam na rede de proteção do programa Criança Protegida em todo o estado.

A capacitação presencial ocorreu em dois dias (12 e 13/04), no Centro de Convenções Vasco Vasques 2. O curso iniciou de forma virtual no dia 29 de novembro de 2021, no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

O programa é proveniente do Acordo de Cooperação Técnica nº 04/2019/MMFDH, assinado em 2019.

Agenda – Em Manaus, a ministra Cristiane Britto também participou da inauguração da sala de recursos para crianças com deficiência, na Escola Estadual Senador Flávio da Costa Britto; e do curso de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres: Conceitos, Princípios e Diretrizes.

Fotos: Bruno Zanardo/Secom

Postagens relacionadas

Feiras da ADS não serão realizadas desta terça a sexta-feira, em Manaus

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus e Governo do Estado do Amazonas garantem gratuidade no transporte coletivo aos alunos da rede pública neste mês de fevereiro

Jamil Maciel

Prefeito David Almeida vota no segundo turno das eleições 2022 e destaca importância de exercer a cidadania

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights