AMAZONAS JUSTIÇA

Esmam lança curso sobre “Enfrentamento às Violências de Gênero”

Formação acontece de 3 a 7 e 11 de junho, na modalidade online (síncrono), com carga horário de 24 horas-aula

A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) realizará o curso “Enfrentamento às Violências de Gênero numa Perspectiva Interseccional”, voltado aos magistrados, servidores, acadêmicos e operadores do direito, no período de 3 a 7 e 11 de junho de 2024, na modalidade online (síncrono), via Plataforma Zoom e Ambiente Virtual de Aprendizagem, com carga horária de 24 horas-aula.

Levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) aponta que ao menos 10.655 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, entre os anos de 2015 e 2023. Segundo o relatório, o número de feminicídios no País cresceu 1,4% entre 2022 e 2023 e atingiu a marca de 1.463 vítimas no ano passado, indicando que mais de quatro mulheres foram vitimadas a cada dia. As pesquisadoras apontam que esse é o maior número da série histórica iniciada pelo FBSP, em 2015, quando entrou em vigor a Lei 3.104/15. A legislação vigente qualifica o feminicídio como um crime que decorre de violência doméstica e familiar em razão da condição de sexo feminino, do menosprezo e ainda de discriminação à condição feminina.

A Secretária da Controladoria da Esmam, Mirian Falcão da Silveira Rolim, ressalta a necessidade de melhoria constante da efetividade judicial, em especial a esta temática. “O curso objetiva aperfeiçoar as competências do magistrado no que tange às questões de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, de forma inovadora, a partir do enfoque do papel do magistrado em interlocução com os outros sujeitos do processo, com outros órgãos do seu tribunal e com a sociedade”.

“A proposta metodológica a ser priorizada ao longo do curso, desenvolvido na modalidade online (síncrona), é a utilização de aulas teórico-práticas e métodos ativos de aprendizagem cujo enfoque é o cursista. É importante ressaltar que este aprimoramento é importante não só para os magistrados, mas também para os servidores da justiça e demais operadores do direito”, salientou Miriam Rolim.

A inscrição deverá ser efetuada no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, pelo sitehttps://esmam.tjam.jus.br/moodle_esmam/.

Inscrições para magistrados e servidores de outros tribunais, mediante solicitação pelo e-mailesmam@tjam.jus.br.

Mais informações: esmam@tjam.jus.br

#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz a arte de divulgação do curso “Enfrentamento às Violências de Gênero numa Perspectiva Interseccional”, voltado aos magistrados, servidores, acadêmicos e operadores do Direito, no período de 2 a 10 de junho de 2024, na modalidade online (síncrono), via Plataforma Zoom e Ambiente Virtual de Aprendizagem, com carga horária de 24 horas-aula.

Texto: Ramiro Fernandes – Núcleo de Divulgação da Esmam

Arte: Claudio Gaia

Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini

VIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

#tjam #amazonas

Postagens relacionadas

Preservação e esporte: UEA realiza 1ª Corrida do Saium-de-coleira

Paulo Apurina

POLÍTICAS PÚBLICAS – Conselho Municipal de Saúde apoia conferência dos povos indígenas

Vilhena

Presidente Roberto Cidade recebe relatório anual de atividades do TCE-AM das mãos da conselheira-presidente Yara Lins

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights