O Informe Epidemiológico das Arboviroses, da Prefeitura de Manaus, aponta que a capital não registrou novos casos confirmados de zika, chikungunya, oropouche ou mayaro na última quinzena. A nova edição da publicação, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e divulgada, nesta segunda-feira, 11/11, traz dados das Semanas Epidemiológicas 44 e 45, de 27 de outubro a 9 de novembro.
A secretária municipal de Saúde em exercício, Aline Rosa Martins, relata que a Semsa conduz um trabalho permanente de vigilância e controle, incluindo ações de manejo ambiental e combate a mosquitos como o Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya.
“Também iniciamos hoje o segundo Levantamento do Índice Rápido do Aedes, o LIRAa, de 2024. Vamos vistoriar mais de 25 mil imóveis na cidade toda, identificando locais e bairros vulneráveis, que serão prioritários no planejamento das nossas futuras ações”, explica.
A população, aponta Aline, também pode e deve contribuir no combate aos mosquitos transmissores das arboviroses. “Estudos mostram que três em cada quatro focos do Aedes estão nas casas, e para eliminar esses focos basta manter quintais livres de lixo, calhas limpas, caixas d’água tampadas. São ações simples que todos podem fazer e que ajudam a afastar mosquitos e doenças”, completou.
A secretária em exercício lembra ainda que, a Semsa segue ofertando a vacina contra a dengue, indicada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. As doses estão disponíveis em mais de 60 salas de vacina gerenciadas pela rede municipal, que podem ser conferidas no link https://www.manaus.am.gov.br/semsa/wp-content/uploads/sites/8/2024/08/SALAS-DE-VACINA-QDENGA-1.pdf.
Cenário
A nova edição do informe epidemiológico da Semsa traz seis novos casos de dengue, confirmados dentre 61 casos notificados (suspeitos) no período em investigação. Neste ano, a doença totaliza 2.578 casos confirmados, dentre 10.322 suspeitos, 79 ainda em investigação.
Não foram confirmados novos casos das demais arboviroses avaliadas no relatório semanal, permanecendo os totais de 21 casos de zika, 14 de chikungunya, 871 de oropouche e 7 casos de mayaro confirmados neste ano.
De chikungunya, foram notificados seis casos no período em estudo, sendo de 264 o total de notificações em 2024. O total de notificações de zika neste ano soma 103, sem novos registros na última quinzena. Dois casos suspeitos de zika e 42 de chikungunya continuam sendo investigados.
Permanecem os totais de dois óbitos por dengue e um por oropouche confirmados neste ano em Manaus, não havendo outros óbitos em investigação.
Os casos e óbitos decorrentes de oropouche e mayaro são confirmados por critério laboratorial. O informe não traz casos notificados dessas arboviroses, por não constituírem agravos de notificação obrigatória.
Todas as edições do Informe Epidemiológico das Arboviroses estão disponíveis on-line, com acesso pelo link www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/boletim-arboviroses-2024/. Os dados apresentados nas publicações são oriundos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), do Ministério da Saúde.