AMAZONAS JUSTIÇA MANAUS

Defensoria Publica do Amazonas e Conselho Tutelar de Manaus estreitam diálogo e alinham parcerias 

Escola Superior da DPE-AM vai oferecer capacitação técnica para conselheiros tutelares, que reunirão periodicamente com defensores públicos para discutir estratégias para fortalecer a defesa os direitos de crianças e adolescentes na capital 

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, nesta terça-feira (25), uma reunião de alinhamento com integrantes do Conselho Tutelar para fortalecer a defesa os direitos de crianças e adolescentes. Durante o encontro, defensores públicos ouviram as demandas dos conselheiros tutelares e definiram a estratégias de atuação conjunta.

O defensor público Helom Nunes ressalta que essa aproximação com o Conselho Tutelar confirma o compromisso da Defensoria Pública de estar próxima da sociedade. “Essa é uma grande marca da Defensoria Pública e a nossa ideia para o ano de 2025 é estreitar esses laços com sociedade civil organizada e com a comunidade”, destacou. 

“Quando se fala de proteção da criança e do adolescente, a Defensoria Pública e o Conselho Tutelar têm atribuições próprias, mas próximas, semelhantes. Então, nada melhor do que juntar em forças dentro de um diálogo para que possamos estabelecer a proteção integral da criança em uma parceria”, observou o defensor, que também responde pela 1ª Defensoria Pública de 1ª Instância da Infância e Juventude. 

“Hoje os conselheiros tutelares das cinco zonas de Manaus trouxeram suas demandas e a Defensoria Pública fez esse processo de escuta. Os conselheiros tutelares revelaram a necessidade de conhecimentos técnicos e de compreensão da atuação da Defensoria e de aspectos jurídicos. Vamos demandar isso à Escola Superior da Defensoria (Esudpam), para que providencie a capacitação”, finalizou.  

De acordo com o defensor público, a ideia é que defensores e conselheiros realizem reuniões periódicas para discutir as demandas. O próximo encontro está marcado o dia 8 de maio.  

A conselheira Suzy Anne Lima, da Zona Norte 2, disse estar satisfeita com a reunião e com os encaminhamentos. “Hoje em Manaus, a criança e o adolescente têm muito a ganhar com essa contribuição da Defensoria Pública, trazendo esse olhar mais técnico, que se faz necessário no trabalho do nosso dia a dia, para que possamos realizá-lo com excelência. Então, eu estou muito grata. É louvável também a estratégia das reuniões futuras, para que a gente possa estar promovendo ainda mais conhecimento”, disse. 

A reunião também contou com a colaboração da defensora pública Sarah Lobo, coordenadora da área de Família. 

Texto: Fernanda Moutinho 

Foto: Marcus Bessa/DPE-AM

Postagens relacionadas

Polícia Federal investiga incêndio na área do Inpa em Manaus

Paulo Apurina

Defensoria do Amazonas inaugura Casa da Cidadania, espaço acolhedor para assistidos em vulnerabilidade

Paulo Apurina

Lei de Responsabilidade Fiscal será tema de aula para os residentes jurídicos da Prefeitura de Manaus

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights