AMAZONAS JUSTIÇA

TCE-AM cria Comissão Antirracista Permanente para promover equidade e justiça social no ambiente institucional


Em um movimento que reforça o compromisso com os direitos humanos e a equidade racial, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) instituiu a Comissão de Assessoramento Permanente Antirracista. A medida foi oficializada pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, para quem a criação da comissão representa um passo necessário para que o Tribunal cumpra, com coerência, seu papel institucional e social.

“O enfrentamento ao racismo não pode ser uma ação isolada ou simbólica. Com essa comissão, buscamos estruturar políticas permanentes que promovam respeito, inclusão e dignidade dentro e fora da nossa instituição”, declarou.

A nova comissão, de caráter voluntário e não remunerado, é composta pelas servidoras Karolline de Andrade Porto, doutoranda em Antropologia Social (UFAM), pesquisadora sobre racismos no Amazonas e integrante da Coordenadoria de Equidade Racial e Diversidade (MPC); Paula Amles Ribeiro Rodrigues Barreiros, mestra em Administração Pública e Políticas Públicas (IDP); Cristiane Barbosa Rodrigues e Renata Gama Cavalcante, mestrandas em Administração Pública (FGV-EBAPE). 

>>> Curta AM PIX no Facebook

>>>Acompanhe AM PIX no WhatSap

>>>Curta AM PIx no X

>>>Curta AM PIX no Instagram

O grupo nasce com o objetivo de auxiliar o TCE-AM na construção de uma política institucional antirracista. A proposta está alinhada à Constituição Federal, à Convenção Interamericana contra o Racismo e à Lei Estadual nº 7.070/2024, entre outras normativas que reforçam o dever do poder público em promover a igualdade racial.

A criação do colegiado também atende a um critério específico do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), da Atricon, voltado ao enfrentamento do racismo institucional. Entre as atribuições da comissão estão o desenvolvimento de ações de letramento racial, a promoção do trabalho digno e saudável, o combate à discriminação e a elaboração de diretrizes voltadas à valorização da diversidade étnico-racial.

De acordo com Karolline Porto, uma das integrantes da comissão, os encontros têm ocorrido mensalmente na sede do TCE-AM. “Estamos desenhando uma política que vá além da conscientização e promova, na prática, um ambiente inclusivo, com prevenção e responsabilização em casos de racismo institucional, bem como que possa subsidiar esse exame no controle externo. Essa é uma demanda não só legal, mas ética e histórica”, pontua.

A comissão também contribuirá com o cumprimento de metas já previstas no Plano de Logística Sustentável da Corte, especialmente no eixo “Qualidade de vida no ambiente de trabalho”, fortalecendo práticas que respeitem a integridade psicossocial de servidores e colaboradores.

Por fim, o colegiado conclama servidoras e servidores interessados,  especialmente os autodeclarados negros e indígenas, a participarem das reuniões, de modo a compor e contribuir com a elaboração do Plano Antirracista da Corte.

Texto: Pedro Sousa
Foto: Joel Arthus

DICOM TCE-AM


Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus amplia oferta da inserção do DIU para mais 10 Unidades de Saúde

Paulo Apurina

FEI convoca agricultores indígenas para fornecer alimentos às escolas do Amazonas

Paulo Apurina

Exército ordena “tolerância zero” com aglomerações perto de quartéis

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights