AMAZONAS JUSTIÇA

Campanha de doação de sangue no TCE-AM leva esperança a 236 pessoas


O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou nessa quinta-feira (18) mais uma edição de sua tradicional campanha de doação de sangue, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). Ao todo, foram arrecadadas 59 bolsas, capazes de beneficiar 236 pessoas em vulnerabilidade de todo o estado.

“Cada bolsa de sangue doada representa esperança e vida para quem mais precisa. É uma alegria ver o TCE-AM unido nessa corrente de solidariedade”, destacou a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.

Detentor do selo Diamante pelo volume expressivo de doações, o TCE-AM recebeu o “Vampirão”, ônibus adaptado para coletas, que ficou no pátio do tribunal durante todo o dia.
Servidores, colaboradores e estagiários passaram pela triagem médica e contribuíram para reforçar os estoques de sangue no Amazonas, que vem registrando estado de alerta desde o início de setembro.

A campanha é organizada anualmente pela Divisão de Assistência Social (Dias). Para a chefe da divisão, Etelvina de Andrade, o apoio institucional faz toda diferença. “Desde 2024, quando a conselheira Yara Lins abraçou ainda mais essa ação, de forma visionária, a mobilização ganhou força. Por isso, é uma contribuição direta dos servidores do Tribunal à coletividade do Hemoam, que precisa manter seu estoque.”

Para o estagiário Luiz Guilherme, a experiência foi simples e marcante: “Doar sangue é uma ação nobre, que beneficia várias pessoas. E aqui no Tribunal é ainda mais prático e acessível.”

A parceria também é igualmente valorizada pelo Hemoam. A assistente social e subgerente da coleta externa, Wilmara Silva, ressaltou: “O Hemoam é o único banco de sangue do estado. Por isso, cada campanha é essencial para manter o estoque e atender a toda rede hospitalar.”

Já o servidor João Renato, do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp), compartilhou a emoção de se tornar doador: “Nunca tinha doado, hoje já é a segunda vez este ano, e é gratificante saber que podemos salvar vidas.”

Com iniciativas como esta, o TCE-AM reafirma sua vocação solidária e mostra que cada bolsa de sangue arrecadada é símbolo de esperança para famílias amazonenses.

Texto: Adríssia Pinheiro
Foto: Filipe Jazz
DICOM TCE-AM


Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus dá prosseguimento à Operação Estiagem 2024 para atender 11 comunidades do rio Tarumã-Mirim

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus divulga selecionados para cursos de qualificação profissional

Paulo Apurina

Governador Wilson Lima destaca avanços das políticas para pessoa idosa em baile ‘Bolero Noite Dançante’

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights